CEPAL defende a igualdade como um motor de desenvolvimento na América Latina e no Caribe

Para a CEPAL é preciso aumentar a capacidade dos trabalhadores e criar um pacto para melhorar a gestão dos recursos naturais. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A igualdade deve ser o motor do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe, afirmou Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no painel “Da pobreza à prosperidade” na décima reunião sobre a América Latina, no Fórum Econômico Mundial (FEM), que terminou nesta sexta-feira (08) em Cancún, no México. O evento reuniu mais de 750 líderes de governo, empresas, academia e da sociedade civil de 45 países.

Bárcena destacou que a desigualdade é o principal problema na região, que deve lidar com pactos sociais com base em uma nova equação entre o Estado, o mercado e a sociedade e rever as regras do jogo entre esses atores para alcançar objetivos ligados ao bem comum, favorecendo os direitos de emprego e sustentabilidade ambiental. Na América Latina e no Caribe, ela disse, 10% da população mais rica recebe 40% da renda, enquanto os 10% mais pobres têm acesso a apenas 12% deles.

Segundo ela, é preciso aumentar as capacidades dos funcionários e um criar um pacto para a governança dos recursos naturais com vista a transformar esse recurso em outras formas de capital e investimento. Urge também realizar um processo participativo em torno da nova agenda de desenvolvimento pós-2015, incluindo a luta contra as alterações climáticas e da destruição ambiental. Isto requer mecanismos de acesso à informação, participação e justiça ambiental através de instrumentos como o consentimento prévio informado.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s