Pernambuco adere ao Fórum de Desenvolvimento Econômico

Divulgação

Gestores municipais de Pernambuco instituíram, na manhã desta quinta-feira (7), o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. Mais de 40 municípios de do estado foram representados por seus respectivos secretários e dirigentes, no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), em Recife (PE).

Além da instituição do fórum, foi eleita a Comissão Executiva Estadual dos Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico, que irá se reunir, no dia 30 de junho, na AMUPE, para preparar o Encontro Estadual, ainda sem data confirmada. Durante os próximos 30 dias serão realizadas, ainda, reuniões regionais em todo o estado.

Presente na reunião, o gerente de apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco, Marco Sodré, destacou a importância de encontros como esse. “Reuniões, quando são bem conduzidas e tem conteúdo interessante, tornam-se importantes para troca de experiências”, falou. Sodré disse, ainda, que é importante conversar com os municípios. “Os municípios não podem ser concorrentes, tem que ser parceiros entre si. Sejam eles vizinhos, sejam eles distantes”, completou.

Para o Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco, Oswaldo Ramos esse encontro foi uma oportunidade de reunir atores importantes no processo do desenvolvimento do estado e também destacou a importância da micro e pequena empresa para impulsionar a economia do país. “É fundamental que se haja um Fórum no estado para que se discuta de forma mais integrada, mais consistente, essas questões relacionadas à política de tornar Pernambuco um território favorável para o desenvolvimento”, afirmou.

A importância do desenvolvimento também foi destaque na fala da secretária executiva da AMUPE, Maria Gorette de Vasconcelos Aquino, que falou sobre a importância de identificar e investir nas potencialidades de cada município. “A base da sociedade é a família e a base do desenvolvimento é o município. Temos que começar com o desenvolvimento local, regional”, disse.

Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico
Resultado de uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Sebrae, o Fórum é um espaço de articulação, capacitação e troca de experiências entre representantes municipais das pastas que tratam sobre desenvolvimento econômico.

O objetivo central dos grupos é tornar a temática pauta prioritária das agendas do municipalismo brasileiro para a construção e implementação de políticas públicas de desenvolvimento econômico. Atualmente, 12 estados brasileiros, contando com Pernambuco, já instituíram seus Fóruns Estaduais.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s