Divulgação

Gestores municipais de Pernambuco instituíram, na manhã desta quinta-feira (7), o Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. Mais de 40 municípios de do estado foram representados por seus respectivos secretários e dirigentes, no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), em Recife (PE).

Além da instituição do fórum, foi eleita a Comissão Executiva Estadual dos Secretários e Dirigentes de Desenvolvimento Econômico, que irá se reunir, no dia 30 de junho, na AMUPE, para preparar o Encontro Estadual, ainda sem data confirmada. Durante os próximos 30 dias serão realizadas, ainda, reuniões regionais em todo o estado.

Presente na reunião, o gerente de apoio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Estado de Pernambuco, Marco Sodré, destacou a importância de encontros como esse. “Reuniões, quando são bem conduzidas e tem conteúdo interessante, tornam-se importantes para troca de experiências”, falou. Sodré disse, ainda, que é importante conversar com os municípios. “Os municípios não podem ser concorrentes, tem que ser parceiros entre si. Sejam eles vizinhos, sejam eles distantes”, completou.

Para o Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Pernambuco, Oswaldo Ramos esse encontro foi uma oportunidade de reunir atores importantes no processo do desenvolvimento do estado e também destacou a importância da micro e pequena empresa para impulsionar a economia do país. “É fundamental que se haja um Fórum no estado para que se discuta de forma mais integrada, mais consistente, essas questões relacionadas à política de tornar Pernambuco um território favorável para o desenvolvimento”, afirmou.

A importância do desenvolvimento também foi destaque na fala da secretária executiva da AMUPE, Maria Gorette de Vasconcelos Aquino, que falou sobre a importância de identificar e investir nas potencialidades de cada município. “A base da sociedade é a família e a base do desenvolvimento é o município. Temos que começar com o desenvolvimento local, regional”, disse.

Fórum Estadual de Desenvolvimento Econômico
Resultado de uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Sebrae, o Fórum é um espaço de articulação, capacitação e troca de experiências entre representantes municipais das pastas que tratam sobre desenvolvimento econômico.

O objetivo central dos grupos é tornar a temática pauta prioritária das agendas do municipalismo brasileiro para a construção e implementação de políticas públicas de desenvolvimento econômico. Atualmente, 12 estados brasileiros, contando com Pernambuco, já instituíram seus Fóruns Estaduais.

Anúncios