Fórum deve impulsionar desenvolvimento econômico dos municípios

Nesta quinta-feira (07) prefeitos, secretários e dirigentes municipais na área de desenvolvimento econômico tiveram encontro na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento contou com a participação do superintendente do Sebrae-PE, Oswaldo Barros, Marco Sodré, gerente de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado, Marcello Maia e Jeconias Júnior, representantes do Sebrae Nacional/FNP, Fernando Clímaco, consultor do Sebrae-PE e Gorette Aquino, secretária executiva da Amupe.

Como resultado do encontro foi formado o Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico. De acordo com Jeconias Júnior, que conduziu o processo, o Fórum irá discutir o desenvolvimento dos municípios de forma geral, mas terá atenção especial para os micros e pequenos negócios. Para tanto, atuará com base em quatro eixos principais: a política de compras governamentais (que deve contemplar a economia local para cartas convites de até R$ 80 mil); a sala do empreendedor; estabelecer a implantação da REDESIM (Rede Nacional para Simplificação do Registro) em parceria com a Jucepe e o fortalecimento dos Agentes de Desenvolvimento.

A proposta é que se estabeleça fóruns regionais, além do estadual. “O município precisa assumir seu papel de protagonista na busca do desenvolvimento, outras áreas da administração já fazem isso a exemplo da saúde, educação e assistência social, o momento é propício para isso onde todos estão buscando alternativas para sair da crise”, explicou Jeconias Júnior.

A comissão que conduzirá o fórum estadual ficou composta contemplando as regionais do Sebrae, para facilitar o apoio e a coordenação local. Somente a região do Araripe não tinha representante na reunião os demais escolhidos entre os próprios secretários foram: Sertão do São Francisco e Sertão Central: municípios de Cabrobó e Santa Maria; Agreste Meridional: representantes dos municípios de Garanhuns, Lajedo e São Bento do Una; Agreste Central e Setentrional: Gravatá, Agrestina e Arcoverde; Mata Sul: Escada, Cabo, Rio Formoso e Ipojuca; Mata Norte: Vicência, Lagoa do Carro e Timbaúba e na Região Metropolitana os municípios de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

Os representantes farão reuniões regionais durante todo o mês de maio e devem se encontrar novamente no dia 10/06, na sede da Amupe, onde tratarão do primeiro encontro do Fórum Estadual.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s