MEI promove o compromisso com empreendedorismo

Sergio-Approbato-Machado-Junior,-presidente-do-SesconSP-0sdce13181122.jpg

SÃO PAULO – Uma das principais vantagens do MEI é fazer o brasileiro se comprometer com o empreendedorismo, diz o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Sérgio Approbato Machado Júnior.

“O MEI faz com que pessoas sem vínculo com obrigações fiscais passem a ter compromisso com o empreendedorismo, que as transforma em cidadãos. O programa traz à legalidade as pessoas, o que é bom não só para as estatísticas do mercado formal de trabalho, mas também para essas pessoas, que passam a ter acesso a benefícios sociais, a serviços bancários e crédito. Esses brasileiros passam a ter noção de cidadania”, analisa Approbato.

A dificuldade está no controle e organização. “No momento em que a pessoa se torna um MEI está se tornando um pequeno empreendedor, e isto requer cuidados e obrigações. Por exemplo, aprender a controlar seu faturamento, até mesmo para poder evoluir do MEI para o Simples Nacional, que é um caminho natural para o empresário que quer crescer”, adverte o presidente do Sescon-SP.

Os contadores podem colaborar com um primeiro suporte às empresas, auxiliando na abertura, mas é do governo a obrigação de aculturar esses novos empreendedores a ter controles. “Isto poderia ser feito por intermédio de uma parceria com o Sebrae, por exemplo”, indica.

O governo não obriga MEIs a terem um escritório de contabilidade por trás de suas operações, mas a cultura da organização é exigência para quem quer crescer. “Não é o contador que enquadrará esse empreendedor em suas obrigações, mas quando o gestor aprende a importância desta administração, ele entende contabilidade e fica ciente de suas despesas e impostos”, comenta.

DCI

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s