Tecnologia: desenvolvemos superligas para superar os desafios do pré-sal

As bacias brasileiras estão entre os ambientes mais adversos do mundo para ação de agentes corrosivos nos equipamentos de produção de óleo e gás, em função de suas diferentes profundidades, temperaturas e pressões. Desenvolver e selecionar os materiais para os equipamentos usados nos campos do pré-sal é, por isso, uma atividade complexa que tem contribuído para a geração de soluções inovadoras, permitindo superar os desafios da produção em águas profundas. À frente dessa missão está a equipe do Laboratório de Corrosão e Seleção de Materiais do nosso Centro de Pesquisas (Cenpes).

Entre 2010 e 2012, a equipe concluiu, em parceria com a indústria metalúrgica internacional, o desenvolvimento do aço inoxidável 17 Cromo e a avaliação da adequação do uso do aço inoxidável Super Martensítico 13Cr para as condições do pré-sal. As duas ligas já foram aplicadas em campos do pré-sal na costa sudeste do Brasil, gerando uma economia de US$ 300 milhões à Petrobras.
“Pelas grandes demandas do pré-sal, precisamos acelerar o desenvolvimento de materiais anticorrosivos que aumentem a sobrevida ou apontem para o uso de novas ligas, ao mesmo tempo em que a questão de redução de custos é primordial”, explica Carlos José Bandeira de Mello Joia, responsável pelo trabalho desenvolvido no laboratório.

Leia a matéria “Superligas do pré-sal” publicada na última edição da revistaMagazine e conheça o trabalho do Laboratório, realizado em sinergia com a indústria metalúrgica e os centros acadêmicos, que tem desenvolvido ligas resistentes e de alta tenacidade para atender à demanda acelerada do pré-sal.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s