Pequenos devem ter taxas de 1% no cartão, defende CNDL

Os micro e pequenos comerciantes cearenses pagam taxas mais altas para as administradoras de cartão de crédito que as alíquotas de impostos. O presidente eleito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, explicou que enquanto as taxas de cartão chegam a 5,5%, em média, os impostos devidos pelas empresas optantes pelo Simples têm alíquotas de 3,5% em média. Ele disse defender a redução para 1% do percentual pago às administradoras sobre as vendas feitas.

“A empresa que está no Simples ou a micro tem uma proteção muito grande no tocante a pagamento. Dependendo da atividade delas, as empresas de cartão cobram até 5,5% sobre o valor da venda e isso não representa a realidade. O imposto é bem menos e permeia de 3,5%”, disse. Pinheiro palestrou para empresários cearenses, ontem, em evento do Centro Industrial do Ceará (CIC).

“Um percentual razoável para se trabalhar hoje seria de 1%. Os grandes conglomerados já trabalham com taxas assim”, explicou. De acordo com Pinheiro, a ideia é que as taxas fossem balizadas de acordo com a atividade do comerciante e em função do nível de automação do ponto de venda, com segurança na transação para minimizar problemas como falsificação de cartões. Os percentuais menores seriam para as micro e pequenas bem estruturadas.

Pinheiro disse ainda que a Confederação pretende negociar para reduzir em especial as taxas devidas pelo cartão de débito. “Não achamos justo pagar um débito da mesma forma que um crédito porque se está tirando dinheiro da conta na mesma hora”, destacou.

Outra questão defendida por ele é a agilidade no retorno dos pagamentos com cartão de crédito. Pinheiro explicou que depois de a compra ser efetivada, o vendedor só recebe o valor pago com cartão 30 dias depois já com as taxas deduzidas.
(Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/10/10/noticiasjornaleconomia,3329114/pequenos-devem-ter-taxas-de-1-no-cartao-defende-cndl.shtml)

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s