BC cria indicador de difusão da atividade econômica

O indicador, conforme a instituição, possui "pequena defasagem temporal" e frequência mensal

Do Estadão

acordo; credito; contrato (Foto: ThinkStock)De acordo com o BC, com exceção do segundo trimestre de 2013, a correlação da amostra entre as duas séries no período foi de 85% (Foto: ThinkStock)

O Banco Central criou o Indicador de Difusão da Atividade Econômica Brasileira (IDAE-Br), apresentado em box que acompanha o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nesta segunda-feira, 29/9. De acordo com a autoridade monetária, o índice antecipa informação sobre o desempenho da atividade econômica. "Dessa forma, o IDAE-Br se soma a outras ferramentas de acompanhamento da conjuntura utilizadas pelo Banco Central", trouxe o documento. O indicador, conforme o BC, possui "pequena defasagem temporal" e frequência mensal.

O IDAE-Br gera o porcentual de séries econômicas relacionadas ao nível de atividade, cujas médias dos últimos três meses apontaram crescimento em relação às médias dos três meses anteriores. "A partir de análise de amplo conjunto de indicadores econômicos dos mercados de trabalho e de crédito e dos setores industrial, externo, de serviços e de comércio, foram ao final selecionadas 39 séries, com divulgação mensal, que contêm informação relevante sobre o nível de atividade da economia brasileira como um todo", explicou o BC no boxe.

Para a construção do IDAE-Br foram considerados apenas indicadores divulgados até o dia 5 do segundo mês subsequente ao mês de referência e a redução da redundância, priorizando o indicador mais agregado. O BC decidiu que, com o conjunto de séries dessazonalizadas em mãos construiria uma série histórica mensal para o IDAE-Br em base trimestral (trimestre contra trimestre anterior). A amostragem tem início informações de 2006.

De acordo com o BC, com exceção do segundo trimestre de 2013, no qual o indicador de difusão atipicamente se afastou da série de PIB trimestral, a correlação da amostra entre as duas séries no período foi de 85%. "Essa elevada correlação sugere que o IDAE-Br é eficiente em antecipar informação sobre o comportamento do PIB trimestral."

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s