Encontro do Brics começa com reuniões de ministros e empresários

Nesta segunda, também se encontram os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do bloco, além dos ministros do Comércio

Do JC Online

Empresários dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem nesta segunda-feira (14) em Fortaleza para debater o comércio e os investimentos entre os cinco países. Hoje se encontram também os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do bloco, além dos ministros do Comércio, e diretores de bancos de desenvolvimento dos cinco países.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) organiza três eventos na véspera da 6ª Reunião de Cúpula do Brics, que reunirá os chefes de Estado do bloco na próxima terça-feira (15), também na capital do Ceará. Faz parte da programação o Business Network, uma rodada de negócios que deve reunir 602 empresas, com expectativa de movimentar US$ 3,9 bilhões. Segundo a CNI, há interesses nas áreas de agronegócios, infraestrutura, logística e equipamentos de transporte, mineração, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, farmacêutico e equipamentos médicos, energia e economia verde. Também serão agendados o Encontro Empresarial e o Conselho Empresarial do Brics.

Em 2013, a troca comercial brasileira com as demais economias do grupo alcançou US$ 101 bilhões, representando 21% do comércio brasileiro com o exterior. Em 2008, esse percentual era 14%. No ano passado, o Brics foi o segundo bloco mais importante para as exportações brasileiras atrás dos países da Associação Latino-Americana de Integração.

Durante a reunião de Cúpula, os chefes de Estado dos cinco países vão deliberar sobre a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco, que financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável. Também deve ser criado o Arranjo Contingente de Reservas – linha de defesa adicional para os países do bloco em cenários de dificuldade de balanço de pagamento. Em Brasília, na próxima quarta-feira (16), ocorrerá reunião de trabalho entre os mandatários dos países do Brics e chefes de Estado e de Governo da América do Sul.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s