BRICS assinarão no Brasil acordo de criação de banco de desenvolvimento

O banco, com sede em Xangai ou Nova Délhi, terá dotação inicial de 10 bilhões de dólares e sua capacidade de empréstimo poderá alcançar 100 bilhões

France Presse

Moscou – As potências emergentes do grupo BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) criarão um banco de desenvolvimento na reunião da próxima semana no Brasil, anunciou o ministro russo das Finanças.

Leia mais notícias em Economia

O banco, com sede em Xangai ou Nova Délhi, terá dotação inicial de 10 bilhões de dólares e sua capacidade de empréstimo poderá alcançar 100 bilhões, afirmou Anton Siluanov, citado pelas agências russas.

Em 2013, o grupo de países emergentes anunciou o projeto de criar um banco de desenvolvimento e um fundo monetário alternativo ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional, organismos nos quais se consideram pouco representados, mas não chegaram a um acordo sobre os aportes de capital.

“Durante a reunião de cúpula (15 e 16 de julho) vamos decidir a criação de um banco e de um fundo de divisas”, declarou Siluanov. “Chegamos a um acordo para que o capital seja aportado nos próximos sete anos. A contribuição da Rússia será de dois bilhões de dólares e o capital será distribuído de maneira proporcional entre os participantes”, completou.

O ministro russo indicou que o banco, especializado no financiamento de infraestruturas, estará aberto a outros países membros da ONU, mas que a parte dos BRICS será superior a 55%. A respeito do fundo de divisas, Siluanov anunciou a assinatura durante a reunião de um “acordo marco”.

O fundo, que tem por objetivo de proteger as economias dos BRICS das flutuações do mercado, terá um total de 100 bilhões de dólares (41 bilhões da China, 18 bilhões Índia, Brasil e Rússia e 5 bilhões da África do Sul).

20140709-092740-34060355.jpg

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s