Porto de Antonina poderá movimentar cerca de 1,5 mil toneladas a mais de produto

Uma nova ordem de serviço, publicada esta semana pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, divulga aumento na profundidade para as operações portuárias em Antonina. A partir de agora, os navios podem atracar com 7,80 m de profundidade, 30 centímetros a mais do que era permitido.

“Na prática, isso significa que cada embarcação poderá carregar cerca de 1.500 toneladas a mais de produto. Isso garante mais competitividade do Porto de Antonina e permitirá maior movimentação de mercadorias pelo nosso porto”, explica o diretor, Luis Carlos de Souza.

O aumento da profundidade foi obtido com anuência da autoridade marítima responsável. “Conseguimos chegar a esse estágio graças ao trabalho de dragagem que vem sendo realizado em todo o canal de acesso. Desde maio, a draga tem trabalhado e conseguimos recuperar parte da profundidade. O trabalho ainda está em andamento e nosso intuito é, em breve, conseguir melhorar ainda mais as condições de atracação”, avalia o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.

Outra medida anunciada pela Ordem de Serviço é o aumento do comprimento dos navios permitidos na área de fundeio número três, que também atende o Porto de Antonina. Agora navios com até 200 metros de comprimento podem chegar até a bacia de evolução. Antes, o limite era para embarcações de até 180 metros.

O berço interno utilizado pela Cattalini também teve a profundidade aumentada de sete para oito metros. Com isso, as embarcações que utilizam o berço poderão carregar até quatro mil toneladas a mais de produtos.

De janeiro a maio deste ano, o Porto de Antonina movimentou 782,8 mil toneladas de produtos – um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado –, sendo que a maior parte é relativa à importação de fertilizantes.

No que se refere aos granéis líquidos, o Porto de Paranaguá já movimentou, até maio, 1,8 milhão de toneladas de produtos, o que representou alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com informações da Secretaria de Portos

20140704-075856-28736664.jpg

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s