Petroleiro João Cândido faz seu primeiro carregamento com óleo do pré-sal

“Fazendo agora nosso primeiro carregamento de petróleo do pré-sal para o Chile. Esperando uma boa viagem, com tempo firme e bastante frio na nossa rota para o Pacífico. Parabéns a todos que estão fazendo um bom trabalho no mar e em terra para esse óleo gerar riqueza no nosso país.”

Agora há pouco, pelo facebook, o comandante Carlos Muller, a frente do navio João Cândido, primeiro petroleiro construído em Pernambuco no Estaleiro Atlântico Sul (Suape) noticiou o primeiro carregamento com óleo do pré-sal.

Um acontecimento que vai muito além de sua dimensão logística, já que reúne dois grandes momentos da recente história do Brasil que são a conquista do pré-sal e a recuperação da indústria naval brasileira, de cuja representação histórica, o Navio João Cândido se tornou ícone, por ser o primeiro da nova frota brasileira, lançado ao mar há pouco mais de dois anos.

O Navio

João Cândido é um navio petroleiro feito no Brasil com 274 metros de comprimento, 48 metros de largura, 51,6 metros de altura e 12 tanques de carga, considerado a maior embarcação já construída no país,2 com a capacidade de transportar metade da produção diária de petróleo brasileiro.3 Foi construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, localizado no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco.

Foi o primeiro navio construído para o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). É parte de um lote de 49 navios encomendados pela Transpetro, a um custo de 10,6 bilhões de reais no total. 4 Foi construído com 70% de nacionalização 5 no Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

O seu nome foi em homenagem ao marinheiro João Cândido (1880-1969), que liderou a Revolta da Chibata, em 1910, com cerca de dois mil marinheiros negros que lutavam contra os maus-tratos a que eram submetidos pelos comandantes da Marinha.

Características gerais
Classe petroleiro
Tonelagem 81 429, Porte Bruto: 157 055 t 1
Largura 48 m
Maquinário n/d
Comprimento 274,2 m
Calado 14 m
Velocidade 13,6 / 12,4 nós

Anúncios

Um comentário em “Petroleiro João Cândido faz seu primeiro carregamento com óleo do pré-sal”

  1. Boa noite meu nome é EDSON BRITO eu sou desempenado eu
    trabalho nessa área de construção naval mais de 20 anos, eu já trabalhei no antigo estaleiro da ISHIBRAS , no estaleiro EMAQ e MAUA ESTALEIRO e etc…

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s