Cooperativismo é um bom negócio

Produtores de União Bandeirantes planejam ampliar mercado para a banana prata

Por: Redação

Porto Velho – Em menos de três anos, os produtores de banana de União Bandeirantes, distrito rural de Porto Velho (RO), descobriram como o cooperativismo pode valer a pena quando há gestão competente e cooperados participativos. Reconhecidos como modelo em gestão de cooperativas, por meio das boas práticas de gerenciamento, a Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop) hoje fornece banana prata até para a Construtora Camargo Corrêa no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, entre outros clientes.

O exemplo retrata a importância e a evolução do cooperativismo em qualquer atividade econômica de pequeno porte, especialmente na agricultura familiar. É o caso da Unicoop, empreendimento com o apoio do Sebrae Nacional, Sebrae/RO, Instituto Camargo Corrêa (ICC), Construtora Camargo Corrêa e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que desenvolvem, na localidade, o projeto Tempo de Empreender, já em sua segunda fase.

Prova da transformação que ocorreu neste período é que, há três anos, setenta por cento da banana consumida em Porto Velho vinha de estados como Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Rondônia tinha uma produção considerável, mas, em função da inexistência de infraestrutura, os produtores não tinham acesso a mercados maiores e mais importantes dentro do estado.

Essa realidade começou a mudar com a atuação do projeto Tempo de Empreender. Já em novembro de 2013, as frutas produzidas pela cooperativa, a 160 km de Porto Velho, passaram a complementar o café da manhã, o almoço e o jantar de quase 8 mil pessoas que alimentam-se diariamente na construção da Hidrelétrica Jirau.

Para fornecer para a Construtora Camargo Corrêa, a Unicoop atendeu a um rigoroso processo de certificação, atingindo padrões de qualidade requeridos pela empresa. Hoje, a banana comercializada pela Unicoop possui qualidade atestada, resultado de boas práticas agrícolas ao longo de toda a cadeia de produção e distribuição.

O negócio foi tão bem sucedido que, nesta semana, Unicoop e Construtora Camargo Corrêa em Jirau devem firmar um aditivo, suprindo por pelo menos mais quatro meses a obra da usina. Os números do negócio são consideráveis: fornecimento médio de 38 toneladas de bananas ao mês.

Para o presidente da Unicoop, Geraldo Pereira Sete, os contratos representam “garantia de venda e de entrega da produção com segurança de pagamento”. Segundo ele, “vender é fácil, mas atender à Camargo Corrêa, que não falha no pagamento contratado mas exige qualidade e pontualidade, isso nos dá segurança e prova de que vale a pena acreditar no cooperativismo”. Ele também lembra a necessidade de se primar pela qualidade, pela produtividade e manutenção dos equipamentos que a entidade recebeu.

Dificuldades

O presidente da Unicoop lembra as dificuldades que os produtores tinham antes da cooperativa. “Não tínhamos mercado, visão de mercado, apoio técnico, logística de transporte, o mínimo de infraestrutura. Hoje, depois de ganharmos 50 mil mudas iniciais de banana, dispomos, ainda de irrigação, câmara fria, além de dois caminhões refrigerados para transportar a produção e entregamos diretamente aos supermercados”. Segundo ele, há a intenção de a médio e longo prazo abrir uma frente de negócios em Manaus (AM).

Parceiros

Tempo de Empreender Bananicultor é uma realização da Construtora Camargo Corrêa, Instituto Camargo Corrêa, BNDES, Sebrae/RO e Sebrae Nacional, em parceria com Emater, prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop/RO, Embrapa, Sedam, Incra, Anvisa, Sedes, Semagric, Eletrobrás Distribuição Rondônia, Seagri, SPU, Sema, Idaron, Mapa e Agevisa.

Fernando Clímaco

UPP – Unidade de Projetos Especiais e Políticas Públicas

Tel: (55 81) 2101 8460

Rua Tabaiares, 360 – Ilha do Retiro

50 750-230 – Recife-PE

e-mail fernandoc

linkedin.com/in/fernandoclimaco

www.feiradoempreendedorpe.com.br

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s