Cenário econômico brasileiro é de reajuste gradual, aponta IBRE

Os sinais dados pela economia norte-americana de uma recuperação mais lenta que a esperada e a tendência de que a taxa real de juros em nível internacional se manterá em patamares mais baixos que no passado, podem garantir ao Brasil fluxos de capital que colaborariam para que o ajuste interno necessário para equilibrar a economia doméstica fosse feito de forma gradual. Essa foi a avaliação dos economistas do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), reunidos no seminário de Conjuntura Econômica realizado ontem (16) no Rio de Janeiro.

"Nos últimos três meses consolidou-se no mercado a sinalização de que o processo de desalavancagem da economia americana vai demorar mais do que se imaginava", disse Samuel Pessôa. "Hoje vemos que é uma economia que, em condições normais, cresce menos com juros de longo prazo menor. O crescimento na casa dos 3% que muitas casas estimaram no ano passado para os EUA hoje está fora de questão."

O lado bom dessa notícia para o Brasil é que a margem para financiamento externo se mantém favorável, proporcionando que o ajuste interno no âmbito macroeconômico seja feito de forma mais gradual.

Nelson Barbosa destacou que fatores como a desaceleração do PIB, da concessão de crédito e o reajuste mais forte dos preços administrados — com estimativa de fechar o ano em 5,8%, contra 1,5% em 2013 — demonstram que a correção da economia já está em curso. Segundo Barbosa, os únicos setores que ainda não engataram nessa dinâmica de ajustes são o cambial e o fiscal. "No caso do câmbio ainda vemos um equilíbrio instável. A elevação da Selic e o aumento de swaps seguraram o ajuste, o que foi bom para a inflação, mas prejudica a recuperação da balança de pagamentos e a competitividade da economia. Já no âmbito fiscal, o anúncio de adiamento das despesas gera incertezas sobre a elevação dos gastos e sobre se o governo conseguirá cumprir a meta de superávit de 1,9% do PIB", avaliou.

FGV NOTÍCIAS

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s