Artesanato paraibano ganha destaque durante jogos mundiais

Doze unidades produtivas do Estado expõem seus produtos em quatro cidades-sede

Por: Luciana Oliveira

João Pessoa – O artesanato paraibano será conhecido por turistas brasileiros e estrangeiros durante o período da Copa do Mundo de Futebol 2014. Produtos de doze unidades produtivas do estado (associações, cooperativas e microempreendedores individuais) estarão expostos em Fortaleza (CE), Brasília (DF), Natal (RN) e Salvador (BA). As exposições fazem parte do projeto Brasil Original, que mostra produtos de diversos estados brasileiros em cidades-sede dos jogos.

Os artesãos paraibanos vão apresentar diversas tipologias, como algodão colorido, renda renascença, labirinto, cerâmica, papel machê, madeira, tecelagem e cipó. “O projeto Brasil Original é super interessante, não apenas para a venda de peças, mas para promover o nosso artesanato. Turistas do Brasil e do mundo vão conhecer o que é produzido na Paraíba e a qualidade dos nossos produtos”, destacou a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte.

A ação faz parte do projeto Brasil Original, concebido pelo Sebrae para aproveitar o momento da Copa do Mundo, como forma de estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro por meio da inovação, competitividade e acesso a mercados. O funcionamento dos showrooms será de, no mínimo, um mês. Eles ficam em locais de grande fluxo de pessoas, preferencialmente em shoppings centers.

Com o projeto, os visitantes poderão conferir peças originais feitas no país inteiro. Todas as lojas Brasil Original recebem itens produzidos em 21 estados brasileiros participantes do projeto, que contemplam diversas tipologias do artesanato. Na Copa das Confederações, também realizada no Brasil, no ano passado, foram montados esses showrooms para dar visibilidade ao produto artesanal do país.

De acordo com Maísa Duarte, durante a Copa das Confederações, os artesãos paraibanos, de 20 unidades produtivas faturaram quase R$27 mil, com as exposições realizadas em quatro Capitais brasileiras (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador). “Participar desse projeto é uma excelente oportunidade para o artesão comprovar o seu trabalho no mercado”, completa a analista do Sebrae Paraíba.

Ela ainda explicou que a seleção dos produtos e artesãos para participar do projeto foi feita nos anos de 2012 e 2013 pelo Sebrae Paraíba, com o apoio da consultora e pesquisadora Macao Goes. Foram levados em consideração originalidade, qualidade, referência, identidade cultural, acabamento e sustentabilidade. Além disso, o artesão precisava ter sua atividade formalizada, com CNJP, participando de associação ou registrado como microempreendedor individual (MEI).

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s