Concedido à inciativa privada, aeroporto recebeu R$ 900 milhões em investimento para obras de ampliação visando à Copa

por Portal Brasil

Jua Pita/Inframerica

Foto: Blog do Planalto/Divulgação#

Passageiros caminham pelo Pier Sul, uma das novas estruturas do Aeroporto de Brasília

O Aeroporto de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek recebe atualmente cerca de 16 milhões de passageiros por ano, sendo hoje o maior hub (centro de conexões) doméstico do País. Segundo informações do consórcio Inframerica, o primeiro quadrimestre de 2014 registrou aumento de 27% no número de conexões realizados no aeródromo em comparação a igual período em 2013.

Para atender a demanda crescente e sendo a cidade uma das sedes da Copa do Mundo, o projeto de modernização e expansão considerou a necessidade de ampliar os terminais de passageiros, para receber 25 milhões de passageiros/ano, as pistas e o estacionamento.

Com investimento de R$ 900 milhões, as obras tiveram início em dezembro de 2012, com previsão de término até o início da Copa do Mundo, o que se concretizou no fim de maio deste ano.

Visando ao conforto do passageiro, o projeto incluiu a ampliação do estacionamento, de 1.234 vagas para 3.100 vagas, uma nova área de embarque, mais ampla, e a reforma completa do Terminal 2. Ao todo, o aeroporto conta com 110 mil m2 de terminais de passageiros.

Duas das principais partes do projeto são o Píer Sul (nova sala de embarque e ponto de aeronaves), com 10 novos fingers disponíveis, e o Píer Norte, com uma sala de embarque com 8 fingers (pontes de embarque). Com as duas alas em operação, o aeroporto de Brasília passa a ter 29 pontes de embarque, podendo atender 25 milhões de passageiros por ano.

O aeroporto ganhou um novo posto médico, assim como uma nova central de água gelada para abastecimento do ar-condicionado dos píeres norte e sul e novos sanitários. O embarque internacional foi reformado e o embarque doméstico passou por mudanças, para reduzir o tempo de espera nas filas de check-in. As salas de desembarque doméstico e internacional foram ampliadas, com a substituição de esteiras. A nova sala VIP, de 1.500m², tem capacidade para atender até 300 passageiros simultaneamente.

Ao todo, 95 novos balcões de check-in de uso compartilhado estão disponíveis aos usuários na aviação doméstica.

Anúncios