Campus da UFRPE no Cabo oferece três mil vagas em cinco cursos de engenharia

Projeto inovador vai permitir a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado e a concessão de bolsas de Iniciação Científica a 100% dos discentes

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou o perfil acadêmico e administrativo da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE), cujas aulas começam no início do segundo semestre de 2014. O campus Abolicionista Joaquim Nabuco, como foi batizado, vai abrigar, inicialmente, três mil alunos em cinco cursos de engenharia. O projeto inovador vai permitir a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado e a concessão de bolsas de Iniciação Científica a 100% dos discentes.

Os cursos com vagas abertas para seleção no meio do ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem 2013), são Engenharias Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais. O formato acadêmico será diferenciado. Além da opção entre obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, o aluno terá aulas presenciais e semipresenciais (EAD), disciplinas de línguas portuguesa e inglesa, e, assim como professores em sala de aula, terá um a figura do preceptor –orientador nas práticas vivenciadas dentro das empresas conveniadas.

A empresa licitada para as obras da UACSA já começa a construção do campus nos próximos dias, com previsão de conclusão em 2016. Até o fim desse período, as aulas serão realizadas em galpão provisório que está sendo instalado no Multimodal Cone Suape – BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos.  No campus definitivo, o acesso dos alunos, professores e funcionários será feito pelas rodovias BR-101 Sul e PE-60, sendo que o governo de Pernambuco já licitou a obra da PE-33, que ligará as duas vias e dará pleno acesso à UACSA e ao novo campus do IFPE.

De acordo com o professor Romildo Morant, um dos assessores especiais da Reitoria designados para a implantação da nova unidade, o campus definitivo terá 157 mil metros quadrados de área construída. Para a primeira etapa, estão sendo construídos 90 mil metros quadrados. O terreno, de 20ha, foi doado pela Prefeitura do Cabo em novembro de 2012. Entre os diferenciais, está a implantação de um prédio de sete andares onde funcionará o Núcleo de Inovação Tecnológica, com infraestrutura para receber pesquisadores, empresários e especialistas visitantes. “Nossos prédios também seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água, aquecedores solares, entre outras soluções”, afirmou.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressaltou o caráter diferenciado da UACSA na aproximação do estudante com o mundo do trabalho como modelo a ser adotado futuramente nos outros campi da Instituição. De acordo com a gestora, o método tradicional de aula, em que o aluno permanece a maior parte do tempo em sala, está fadado ao fim.

Segundo a reitora, a parceria com as empresas e indústrias que estarão em contato com a Universidade, seja em projetos e pesquisas, seja no acolhimento ao aluno, será permanente e de extrema importância para a motivação do estudante. “O modelo atual faz com que o aluno só tenha contato com mundo do trabalho no final do curso, e não tem jovem hoje que aguente. Esse é um dos principais motivos da evasão”, sublinha.

O governo federal liberou, no final de 2012, R$ 35 milhões para a primeira etapa da construção da UACSA. Todo o campus deverá custar R$150 milhões.

Além do professor Romildo Morant, participam da Comissão de Implantação do Campus das Engenharias o professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho (ex-reitor da UFRPE), o professor Amilton Sinatora (USP) e colaboradores.

Anúncios

One Comment

  1. Realmente uma notícia diferente na educação do país. O método atual não condiz com as necessidades de mercado e dos jovens. É cada vez mais difusa a escolha de profissões e dar alternativas ao estudante permite reunir anseios pessoais e mercado.

    Resposta

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s