Petrobras Biocombustível lança campanha de coleta de óleo de cozinha em Fortaleza

oleo-cozinha-biocombA Petrobras Biocombustível está promovendo, em Fortaleza, a campanha “Óleo usado e doado, Brasil Preservado”. Em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Fortaleza e Região Metropolitana (Coopmares) e com revendas da Liquigás, a subsidiária pretende incentivar os consumidores a juntar o óleo de cozinha e fazer a doação para a cooperativa por meio do entregador de botijão de gás. Além de possibilitar um destino mais nobre ao resíduo, a ação vai permitir o incremento da renda dos catadores. A expectativa é que a inciativa atinja 140 mil residências por mês, só na capital.

Com a campanha, ao receber o gás em casa, o morador terá acesso a folhetos explicativos sobre as vantagens ambientais e sociais do reaproveitamento do óleo de fritura. O material orienta ainda que os interessados em participar poderão armazenar o resíduo líquido em garrafa de plástico e entregar a um colaborador das revendas autorizadas da Liquigás em Fortaleza. Como estímulo ao envolvimento na campanha, quem aderir a ação social concorre, mensalmente, a uma recarga de gás de cozinha.

O propósito, segundo o gerente setorial de Produção Agrícola Semiárido Norte da Petrobras Biocombustível, Paulo Roberto Dias, é ampliar a compra desta matéria-prima, que já é utilizada para produção de biodiesel e tem preços competitivos. “Trata-se de um projeto que alia conscientização, reaproveitamento de resíduos, redução de impactos ambientais e inclusão social com geração de renda”.

Nesta primeira etapa, a campanha “Brasil Preservado” conta com a participação das revendas localizadas no bairro do Montese, Conjunto Palmeiras, Vila Manoel Sátiro, Barra do Ceará, Bonsucesso, Luciano Cavalcante, Quintino Cunha e Jardim das Oliveiras.

Do resíduo à energia renovável – Todo óleo recolhido pela cooperativa passa pela estação de tratamento que retira os resíduos deixados pela fritura. Depois, é removida toda a água misturada ao produto. Esse óleo, agora beneficiado, é que pode ser adquirido para a produção de biodiesel. Assim, a Petrobras Biocombustível adquire da cooperativa matéria-prima para sua atividade produtiva na Usina de Biodiesel de Quixadá e contribui para gerar trabalho e renda na área urbana.

A Petrobras Biocombustível mantém parceria com cooperativas, associações e entidades de catadores no Ceará e na Bahia, estados onde estão localizadas suas usinas de biodiesel. Por meio desse trabalho, além de obter matéria-prima para biodiesel a preços competitivos, a empresa contribui com a preservação do meio ambiente, reduzindo os impactos desse óleo na contaminação do lençol freático e no entupimento das tubulações de esgoto, por exemplo.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s