Brasil é o maior produtor de soja do mundo

Para Dilma Rousseff, Mato Grosso tem participação neste cenário.

Presidente aponta que logística e armazenagem são gargalos.

Vívian LessaDo G1 MT
Presidente dirigiu colheitadeira em Lucas do Rio Verde (Foto: Renê Dióz/ G1)
Em lançamento da safra, presidente elogiou setor
(Foto: Renê Dióz/ G1)

Brasil é o maior produtor de soja do mundo, pelo menos é o que aponta o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta segunda-feira (10). O levantamento mostra que o país cresceu em quase 10% a produção de oleaginosa na última temporada, passando de 82 milhões de toneladas para 90 milhões de toneladas. Com a expansão, o Brasil passou na frente da safra dos Estados Unidos, cuja produção será de 89,5 milhões de toneladas na campanha atual.

Neste cenário, destaca-se Mato Grosso representando 29% da produção nacional. O estado deve colher 26,2 milhões de toneladas do grão na safra 13/14, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em visita a região de Lucas do Rio Verde (MT) nesta terça-feira (11), a presidente Dilma Rousseff enfatizou o potencial produtivo mato-grossense. Conforme ela, Mato Grosso é um dos principais responsáveis pelo recorde na produção de grãos do Brasil, que deverá ser de 193 milhões de toneladas.

Mesmo assim, admitiu que o setor enfrenta alguns gargalos, como as questões de logística e armazenagem. “Precisamos romper com as limitações e os gargalos de infraestrutura do Brasil – e a armazenagem é um gargalo”.  Para isso, o governo se comprometeu a integrar os modais de transporte em Mato Grosso. “Nós vamos explorar o modal ferroviário e o hidroviário, que o Brasil sempre abandonou, e o rodoviário, que o Brasil permitiu que ficasse sucateado”, disse.

A presidente também ressaltou a necessidade da construção de locais para armazenamento dos grãos. Rousseff defendeu o plano de armazenagem lançado em 2013 pelo governo federal, que prevê a concessão de R$ 5 bilhões em empréstimos por ano para melhorar a capacidade de estocagem do país. “Mudaremos a face do agronegócio quanto mais tivermos armazenagem eficiente”

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s