20140210-124901.jpg

SÃO PAULO – A Receita Federal lançou nesta segunda-feira, 10, novo aplicativo para tables e smartphones, voltado para empresas. O APP CNPJ permite que empresários, contadores e despachantes acessem informações na base de dados da receita

De acordo com o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, o dispositivo foi criado com a intenção de simplificar e facilitar o acesso às informações da Receita.

“Um aplicativo deste atinge milhões de usuários e facilita demais os processos”, afirmou.

Ele argumentou que existem hoje mais de 17 milhões de CNPJ ativos, 1,8 milhão de pedidos de inscrição no CNPJ por ano e 5 milhões de pedidos de alteração anualmente. Os principais usuários que serão atendidos pelo novo aplicativo serão, segundo o Fisco, empresários, contadores e despachantes.

Outros apps. A Receita Federal já tinha outros três aplicativos, mas para os contribuintes: o Pessoa Física”, o Viajantes no Exterior e o Importador.

O aplicativo Pessoa Física permite, por exemplo, consultar na base de dados da Receita Federal informações sobre restituições e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs).

Para os turistas, o Viajantes no Exterior dispõe do “Assistente DBA”. Trata-se de serviço de perguntas e respostas sobre a necessidade, ou não, de se ter uma Declaração de Bagagem Acompanhada para viajar. Além disso, em vídeo, fornece informações básicas sobre procedimentos alfandegários.

O Importador, por sua vez, é um aplicativo que busca ajudar o cidadão em processos de importação. Ele promete tornar possível acompanhar o itinerário de determinada carga, em tempo real; conferir regras legais do Mercosul; e simular importações, para calcular previamente gastos futuros.

Todos os aplicativos são compatíveis com os sistemas operacionais Android e iOS. Podem ser baixados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou nas lojas virtuais de cada sistema operacional.

Anúncios