Pernambuco recebeu uma média de 5 milhões de visitantes em 2013

20140126-223544.jpg

Segundo a Infraero, o estado de Pernambuco apresentou um crescimento de 3,5% no desembarque de passageiros nacionais e internacionais no último ano. Trata-se de um aumento significativo se comparado aos demais destinos da região Nordeste, que registraram queda na movimentação: Salvador (-11,80%), Fortaleza (-1,76%) e Natal (-14,27%). Pernambuco recebeu em 2013 mais de 5 milhões de visitantes. Segundo a secretaria do estado, os resultados refletem o trabalho realizado na estruturação e promoção turística efetuado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

O fluxo de turistas em Pernambuco continua crescendo a uma média de 7% ao ano. “Pernambuco é o estado nordestino com o maior e melhor crescimento. Registramos também um aumento de 9% no número de leitos no Estado. Até a Copa teremos mais 1,7 mil leitos em novos hotéis e ampliações”, declarou o presidente da Empetur, André Correia. Entre os principais destinos emissores, São Paulo continua na liderança (30%), seguido de Rio de Janeiro (12%), Bahia (8%), Minas Gerais (6%) e Ceará (5%). No mercado internacional, o primeiro lugar fica com os Estados Unidos (14,47%), tendo na sequência Alemanha (13,38%) e Argentina (13,21%).

Promoção

No ano passado foram realizadas 85 ações no Brasil e no mundo. Entre os investimentos em promoção turística, destaca-se a Semana de Pernambuco em Nova York. Cem profissionais de operadoras de viagem e companhias aéreas foram capacitados. Houve ainda show com o cantor André Rio, apresentações com os bonecos gigantes e a participação no Brazilian Day. Outra ação estratégica foi o Workshop Pernambuco é só chegar, composto por apresentação do destino, rodada de negócios e show cultural. Foram visitadas 16 cidades no Brasil e no exterior (Panamá, Estados Unidos e Portugal). O projeto atingiu 3.850 profissionais.

A Setur firmou ainda parceria com as principais operadoras do país, como a CVC, a Flytour e a Visual Turismo. Por fim, a Campanha Mais Noronha e o Natal de Gravatá repetiram o sucesso e superaram as expectativas. Em 2013, o desembarque de passageiros no arquipélago foi 6,7% maior que no ano anterior. Enquanto isso, a terceira edição do espetáculo no Agreste pernambucano atraiu 110 mil pessoas para conferir “A Festa de Reis” no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Para este ano, uma boa notícia é que a campanha Mais Noronha com preços mais acessíveis na baixa temporada está confirmada com início em abril.

Estruturação

A evolução do turismo passa também pela estruturação da atividade. Para facilitar a elaboração de roteiros pelos próprios visitantes, a Empetur lançou ano passado os guias Pernambuco de 1 a 8 dias, disponível também na versão Braille; o Rota da Fé e o Rota Rural. O material é oferecido gratuitamente nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s), que receberam 5.208 pessoas em 2013. Em 2014, os turistas poderão contar com a ajuda de novos guias impressos.

Ainda este mês será lançado o Rota da Confecção. Outros dois estão previstos para o ano: Rota das Cidades Serranas e do Vale do São Francisco. Ainda como parte da estruturação do turismo, está o projeto Taxista Amigo do Turista. Cerca de mil taxistas receberam ano passado tablets com mais de três mil pontos catalogados com atrativos, meios de hospedagem, opções de entretenimento e informações úteis. Além disso, cerca de 190 gestores públicos municipais ligados ao setor foram capacitados pelo Perquali em nove polos anfitriões.

Para este ano, os taxistas de cooperativas do Recife, Olinda, Jaboatão, Ipojuca e Fernando de Noronha receberão este ano 640 tablets. Além disso, a partir de um pedido de entidades de classe como a Abrasel e a ABIH-PE será realizado o dobro de capacitações beneficiando 300 profissionais no entorno de áreas vizinhas ao projeto Praia Sem Barreiras, contribuindo para atender melhor o turista com mobilidade reduzida ou deficiência física, visual ou auditiva.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s