Venda de colheitadeiras aumentou 36% em 2013, dizem fabricantes

20140114-085454.jpg

Para alguns modelos de máquinas agrícolas, a espera é de um mês. Entre os motivos estão a facilidade de crédito e a expectativa de safra maior.

A venda de colheitadeiras em 2013 aumentou 36% em 2013, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O crescimento registrado no período superou as expectativas dos fabricantes, que esperaram uma alta de 7% na comercialização das máquinas agrícolas. Para alguns modelos, as vendas chegaram a dobrar e a espera por novas é de no mínimo um mês. Pela primeira vez na história do setor, foram produzidas mais de 100 mil máquinas no ano.

De acordo com as concessionárias, o bom momento é resultado da maior acesso ao crédito, juros menores – de 3,5% ao ano, e da previsão de mais um recorde na safra 2013/2014. A previsão feita pelo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica uma produção de 196,7 milhões de toneladas de grãos, cerca de 5% mais que na safra anterior. O destaque fica por conta da soja, que deve chegar a 90,3 milhões de toneladas, um acréscimo de 10%.

Em algumas empresas, 80% do estoque de equipamentos recebido da indústria no fim de 2013 já foram vendidos e o que resta deve ser totalmente comercializado até o início de fevereiro. “Atingimos os números previstos e conseguimos chegar a patamares que jamais pensávamos atingir”, comentou o vendedor Roque Mazurkewicz.

Para os produtores outra vantagem é o maior aproveitamento da produção. “É uma máquina com muita tecnologia e baixo índice de perdas. Com um equipamento desse a gente tem mais confiança e garantia que ela não vai dar problema de manutenção durante a colheita”, observou o agricultor Gilson Kavalco, que deu a colheitadeira usada durante 13 anos como parte do pagamento de uma nova e espera ter uma produção ainda maior.

Por Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: