Porto de Fortaleza movimenta cinco milhões de toneladas de cargas em 2013

20140113-184059.jpg

Número representa crescimento de 10% na comparação com 2012 e é recorde.

Foto: Divulgação/Docas do Ceará
A movimentação de cargas no Porto de Fortaleza atingiu novo recorde em 2013, com crescimento de 10% na comparação com 2012. Nos doze meses do ano, passaram pelos terminais cinco milhões de toneladas de produtos importados ou exportados. Já a movimentação de contêineres teve alta de 24% num total de 90.961 TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés).

O destaque foram os granéis líquidos (gasolina, diesel, querosene de aviação, asfalto e gás de cozinha), que atingiram a marca de 2,5 milhões de toneladas. Depois vieram os granéis sólidos (trigo, enxofre, fertilizantes e milho), num montante de 1,3 milhão de toneladas. Por fim, carga geral, que somou pouco mais de um milhão de toneladas (arroz, sal, frutas, cimento e aerogeradores).

Para a autoridade portuária, os resultados se devem à adoção de medidas no sistema de gestão do porto que desburocratizaram o desembaraço das mercadorias, agilizando o processo em 20%.

Para 2014, a Companhia Docas do Cerá espera a conclusão da Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza até o final de abril. A obra faz parte do complexo que inclui um novo cais de atracação de múltiplo uso e uma área para armazenagem de contêineres. O projeto está orçado em R$ 205 milhões, financiados pelo PAC Copa.

Outro desafio para o ano é melhorar o fluxo no acesso ao porto, com a concretização do corredor de escoamento dos caminhões. A obra já está em execução, sob responsabilidade da prefeitura de Fortaleza e do governo do Ceará.

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: