Com PIB entre os mais altos do país, Ipojuca sofre com a infraestrutura

20131231-105903.jpg

Em pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, aparece entre as 100 cidades brasileiras com maior Produto Interno Bruto (PIB/per capita) do país. Mesmo em posição privilegiada no mapa econômico do país, a cidade ainda apresenta grandes problemas de infraestrutura.

Com o turismo da praia de Porto de Galinha, o complexo de Suape, a Refinaria Abreu e Lima, são mais de R$ 9 bilhões arrecadados em impostos no ano na cidade. No entanto, de acordo com a pesquisa, o índice de pobreza da cidade chega a mais de 63% da população.

Ruas sem calçamento, falta de saneamento básico, transporte público de má qualidade e desordem no comércio são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores. “As ruas onde a gente mora estão todas no barro. A rua que eu moro é lama total”, afirma a dona de casa Lucinalva da Conceição. O problema é compartilhado por Cícera Aparecida, também dona de casa. “A minha rua é cheia de lama suja, água, esgoto, das casas do povo que passa na frente”, conta.

De acordo com a economista Tânia Bacelar, a falta de informação para os moradores prejudica o desenvolvimento social da cidade. “Existe uma razão principal, que é a baixa qualificação da maioria da população. Para lhe dar um número, 27% dos chefes de família de Ipojuca são analfabetos no século 21. A média de Pernambuco é 9%”, explica Bacelar.

Procurado pela reportagem da TV Globo, o Prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, informou que o dinheiro dos impostos pagos ao município está sendo investido em projetos que foram aprovados, mas que só serão concluídos no ano que vem. “Isso vai fazer com que a gente dê uma melhorada substancial em qualidade de vida para a população, para justificar essa receita que o município tem. É inadmissível que um município como o de Ipojuca, que tem uma receita diferenciada, e a qualidade de vida da nossa população não é uma qualidade de vida legal”, conclui.

Um comentário em “Com PIB entre os mais altos do país, Ipojuca sofre com a infraestrutura

Adicione o seu

  1. absurdo dos absurdos, uma cidade pequenas com esta arrecadação e não se ver o retorno destes impostos para a população falta trabalho do MP para auditar como estão sendo gastos este montane de dinheiro público.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: