Itaipu atinge novo recorde capaz de suprir mundo por 2 dias

20131230-161307.jpg

Geração de Itaipu ao longo do ano de 2013 seria suficiente para atender demanda de energia mundial por até 48 horas. Binacional atingiu novo marco nesta segunda

Vanessa Barbosa, de
Caio Coronel/ Itaipu

Geração: Itaipu supre 16,9% da demanda de energia do Brasil e 75% do consumo do Paraguai
São Paulo – A usina de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada e a maior em geração, alcançou na tarde desta segunda-feira (30) um novo recorde mundial. Às 15h51, a hidrelétrica atingiu um total de 98,3 milhões de megawatts-hora (MWh) em geração de energia anual, ultrapassando a marca histórica de 2012, quando a usina produziu 98,2 milhões de MWh.

A expectativa é que até o final do dia 31, a geração acumulada em 2013 chegue a 98,5 milhões de MWh. Todo esse volume de energia seria suficiente para atender o consumo de energia elétrica do mundo inteiro por 48 horas.

Considerando apenas as necessidades do Brasil – indústrias, residências, comércio e setor público –, a megageração supriria a demanda nacional por até 79 dias.

Esta é a primeira vez na história, desde que entrou em operação, em 1984, que a usina brasileiro-paraguaia torna-se bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica, com um recorde sucessivo de geração anual.

Em segundo lugar, aparece a usina hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, a maior hidrelétrica em capacidade instalada no mundo, que registrou geração de energia em torno de 10% menor quando comparada à Itaipu.

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu responde atualmente por 16,9% da energia consumida pelo Brasil (de um universo de mais de 3 mil usinas) e a 75% do consumo do Paraguai.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: