Conselhos a um jovem empreendedor

Conselhos para quem deseja iniciar o seu próprio negócio

Gisele Meter

Empreender tem suas peculiaridades, não bastasse todo o desafio enfrentado, tem também fatores psicológicos que nos afetam de tal forma que podemos até pensar em recuar.

Sabendo disso, resolvi escrever este artigo, para falar a você, o que gostaria que tivessem dito a mim quando iniciei neste maravilhoso e desafiador mundo do empreendedorismo, são dicas e conselhos que espero que possam contribuir para seu negócio, mas acima de tudo para o seu fortalecimento pessoal:

1 – Não duvide de seu sonho: Por mais audacioso que possa parecer, acredite que pode realizar o que deseja, sem a possibilidade de sonhar, não existe chance de realização, por isso sonhe, sonhe, sonhe…

2 – Realize: Encontre uma forma de tornar seu sonho realidade. Inicie escrevendo sobre ele. Faça um bom plano de negócios, verifique as possibilidades e oportunidades viáveis para a realização do que se quer.

3 – Seja ousada: Muitos podem dizer que empreender é difícil e que talvez você possa se decepcionar. Um conselho: esquece a segunda parte! Por mais difícil que seja, quando lutamos por algo que acreditamos os desafios tornam-se medalhas de nossa conquista.

4 – Insista: Existem muitas maneiras de se chegar a um objetivo, não é porque você não conseguiu de um jeito que vai deixar tudo como está. Encontre uma forma, busque um meio, use a criatividade, mude a direção se for necessário, mas não recue jamais.

5 – Acredite: Ninguém vai acreditar em seu empreendimento se você não fizer isso primeiro. Defenda suas ideias, lute por seus ideais. Bata o pé se for preciso.

6 – Não tenha medo do futuro: – Tudo bem que você não tem garantias, vou lhe contar um segredo… Ninguém tem! O que hoje pode parecer certo amanha pode não ser nada disso. Enfrente seu medo, faça seu destino somente desta forma você poderá crescer, como pessoa e como profissional.

7 – Esteja preparado: Estar preparado não significa que você deva estar pronto, uma coisa é diferente da outra. Estar preparado indica que você tem disposição, foco e energia para seguir em frente, buscar conhecimento, aceitar críticas e ser forte para então ir se aperfeiçoando a cada desafio.

8 – Seja otimista: Ainda não encontrei melhor forma de ver o mundo, se não com otimismo! Isto realmente muda nosso prisma diante das situações. Seja otimista, não bobo ou inocente. Seja também realista, mas acredite sempre que tudo pode ter uma solução positiva.

9 – Aprenda com seus erros: Pouco aprendemos com o sucesso. Crescemos mesmo é nas adversidades. Procure tirar boas experiências de seus erros, encontre uma forma de se superar através de falhas cometidas. Não se abata, siga em frente, mas não esqueça o que passou.

10 – Busque e seja apoio: Busque parcerias, encontre pessoas que possam te ajudar, mas não se esqueça de também ser o apoio de alguém. Inspire outras empreendedoras, seja o exemplo, pois assim como dizia Içami Tiba quem ensina, também aprende, acrescento dizendo que quem inspira também é inspirado.

E por fim querido empreendedor,

Toda informação é válida. Abra sua mente, pois o que você aprende agora poderão lhe ser útil futuramente se tiver criatividade – Pense fora da caixinha e saiba que tudo depende do momento e dos resultados que se quer atingir.

Aprenda tudo o que puder e também procure dar lógica ao seu aprendizado, sem lógica o conhecimento fica solto e acaba se perdendo.

Não siga tudo o que os outros falam, analise o contexto, a situação, confie em sua intuição e também em sua razão, dependendo do momento. Quem faz as escolhas de sua vida é você. Conhecimento é importante, mas não é tudo! Cuide de sua saúde e também da aparência. Aprenda a falar em público e pense estrategicamente. Quanto ao dinheiro, lógico que é importante, mas não viva somente para ele.

Desejo a você muito foco e disposição, mas acima de tudo vontade de vencer!

Faça sua história e não recue, eu acredito em você!

Anúncios

2 comentários em “Conselhos a um jovem empreendedor”

  1. “O MESTRE DISSE ”

    Aos quinze Anos, orientei o meu Corao para aprender….

    Aos trinta, plantei meus ps firmemente no cho…

    Aos quarenta, no mais sofria de perplexidade e sabia quais eram os preceitos do cu…

    Aos cinquenta, eu podia seguir as indicaes do meu prprio corao… pois o que desejava, no mais excedia as fronteiras da JUSTIA.

    Que os desafios do proximo ANO se transforme em oportunidade de REALIZAES e CRESCIMENTO.

    Possa o esprito da Paz, Iluminar todos

    os Seus dias do Ano de 2014.

    So os Desejos de: JEFF CAVALCANTE, SOLANGE SOUSA BRASIL E FAMILIA,

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s