Trabalhar por conta própria requer disciplina

Trabalhar por conta própria requer disciplina para poupar e investirSem benefícios celetistas, autônomos precisam de cuidado especial com as finanças

A arquiteta Adriana Ferreira começou a planejar seu futuro a pouco tempo e hoje fazer reserva financeira em três contas de poupança - Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
A arquiteta Adriana Ferreira começou a planejar seu futuro a pouco tempo e hoje fazer reserva financeira em três contas de poupança – Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
sonho ou a necessidade de ser o próprio patrão leva muita gente ao trabalho autônomo. Ter seu próprio negócio, controlar seus horários e não ter que lidar com as cobranças de um chefe podem ser a parte boa dessa empreitada, mas é preciso lembrar que trabalhar por conta própria requer disciplina e organização das finanças. Afinal, profissionais liberais como dentistas, arquitetos, psicólogos, advogados e outros não podem contar com 13º salário, férias, aposentadoria e a cobertura do INSS em caso de afastamento do trabalho. Dentro desse contexto, poupar dinheiro ou investir em fundos de renda fixa, seguros ou em planos de previdência privada despontam como opção.

No mercado de trabalho há 10 anos, a arquiteta Adriana Ferreira, de 34 anos, percebeu há pouco tempo a importância de planejar seu futuro financeiro. Entre as preocupações, a necessidade de ter uma reserva em caso de precisar ficar sem trabalhar, a sua aposentadoria e a licença-maternidade, já que planeja engravidar em breve. “Há quatro meses tomei a decisão de poupar depois de perceber que não pensava no futuro”, comenta. Entre os benefícios de uma melhor organização das finanças ela destaca uma maior tranquilidade. “Quando a gente se organiza financeiramente até trabalha menos e consegue aproveitar mais o tempo”, diz.

Adriana optou por abrir três poupanças diferentes e deposita valores proporcionais a cada objetivo em cada uma delas todos os meses. “É um dinheiro que talvez até gastaria facilmente com outra coisa e, para quem nunca guardou nada, a poupança é um bom começo. Depois, quando tiver um montante maior, posso aplicar em outro investimento”, acrescenta. No entanto, ela reforça que é preciso estipular um valor real, que caiba no bolso todos os meses e não comprometa a renda. “Se em um mês tenho uma renda extra poupo mais, mas nunca deixo de investir. Por isso estipulei um valor mínimo”, reforça.

De acordo com Sabrina Oliveira e Flávio Mesquita, da Horizontes Coaching, que atendem esses profissionais, o planejamento é importante para que eles se organizem a ponto de se beneficiar das mesmas comodidades de um empregado celetista. No entanto, antes de poupar ou investir é preciso que os profissionais alinhem seus objetivos, possibilidades e o tempo em que querem alcançá-los. “É preciso que parte da receita seja destinada a pagar os custos e reinvestir no negócio e que outra seja destinada à própria pessoa. Muitas confundem isso e acabam sem saber o que é lucro e o que é o custo do seu próprio negócio”, pondera Sabrina.

CARREIRA ACADÊMICA Uma das principais áreas que merece a atenção dos autônomos, segundo Flávio, são as férias. “Para garantir o recesso é importante que o autônomo conheça bem seus clientes e seus períodos de maior e menor atividade.” Com isso, tirando férias nos períodos de menor atividade o prejuízo financeiro pode ser reduzido. Para ter acesso aos valores do 13º salário e férias, os especialistas sugerem ainda a poupança de 10% a 15% do lucro mensal. O foco na carreira acadêmica também requer planejamento à parte, já que muitas pessoas decidem seguir essa área e fazem mestrado, doutorado e pós-doutorado, geralmente recebendo bolsas do governo. Por isso, demoram a ter um plano de aposentadoria e encontram-se despreparada financeiramente em caso de emergência, acidente ou a não renovação de uma bolsa.

DIARIO DE PERNAMBUCO

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: