Pernambuco terá Parque Estadual Marinho dos Naufrágios

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Sérgio Xavier, apresentou, na última sexta (26), no auditório da Agência, o projeto de criação do Parque Estadual Marinho dos Naufrágios de Pernambuco. Entre as entidades presentes: Ibama, UFRPE, UFPE, Iphan, Setur, Diretoria de Turismo de Ipojuca e Secretaria de Meio Ambiente de Olinda, além de representantes de hotéis e de empresas que trabalham com mergulho.

Como resultado do encontro, foi criado um grupo de trabalho que dará seguimento as etapas legais necessárias para implantar a primeira unidade de conservação deste tipo no Estado. A ideia é adquirir dois aviões para naufragá-los no Recife e em Porto de Galinhas até setembro deste ano, transformando-os em uma atração inédita para mergulhadores de todo o mundo.

Outro objetivo é que a iniciativa contribua também para mudar a imagem negativa que o Estado adquiriu graças aos ataques de tubarões. “Estudos realizados pelo pesquisador Fábio Hazin mostram que os corais artificiais que se formam atraem todo tipo de espécies de animais marinhos, fornecendo alimento suficiente para que os tubarões fiquem no local satisfeitos, sem atacar os mergulhadores ou nadarem em direção à orla”, explicou Sérgio Xavier.

Os recursos para o Parque Marinho serão oriundos do fundo de compensação ambiental, cerca de R$ 204 milhões disponíveis para serem investidos em unidades de conservação. Detalhes como o tempo dos passeios e os preços ainda não foram definidos, mas as empresas de mergulho interessadas em organizar os passeios precisarão ter autorização da CPRH.

Anúncios

Um comentário em “Pernambuco terá Parque Estadual Marinho dos Naufrágios”

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s