Ajuda para o micro e o pequeno empreendedor

Capacitação, dicas sobre formalização das empresas, sites e acesso ao crédito. E é tudo de graça

THATIANA PIMENTEL

Estande do Sebrae-PE montado na Praça da Independência. no Centro, vai funcionar até o dia 31 de maio (BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS)

Estande do Sebrae-PE montado na Praça da Independência. no Centro, vai funcionar até o dia 31 de maio

Os empreendedores da Região Metropolitana do Recife (RMR) que desejam montar, melhorar ou ampliar o seu próprio negócio podem participar de mais de 400 atividades do Sebrae em Pernambuco até o dia 31 de maio. Os cursos e oficinas estão sendo oferecidos na unidade provisória do órgão montada esta semana na Praça da Independência, bairro de Santo Antônio. A iniciativa faz parte da Jornada Sebrae Mês do Empreendedor e é fruto de uma parceria com a Prefeitura do Recife. O local conta com dez salas. Além das capacitações, equipes ajudam na formalização das empresas, criação de sites e acesso ao crédito. Todas as atividades são gratuitas.

“A unidade poderá ajudar os estudantes que pensam em abrir uma empresa ou quem já tem um negócio, mas ainda não se formalizou. Ou o empresário que está com dificuldades”, esclarece Isabel Noblat, gerente de educação e orientação empresarial do Sebrae-PE. Ela ressalta que todas as oficinas terão certificados e que os cursos serão oferecidos em todos os horários. “Muita gente chega no Sebrae reclamando que trabalha muito e não consegue se atualizar, mas todas as palestras e workshops serão oferecidos até as 22h.” Para participar das atividades, os interessados devem levar CPF ou CNPJ da empresa, identidade e comprovante de residência.

Cláudio está se preparando para abrir uma empresa (BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS)

Cláudio está se preparando para abrir uma empresa

Um dos primeiros a aproveitar a oportunidade foi o desempregado Cláudio Aprígio, que está se preparando para abrir sua microempresa de bolos, em setembro. “Muita gente abre um empreendimento e quebra antes mesmo do primeiro aniversário. Acredito que isso é consequência de falta de preparo. Quero fugir deste erro. Em 2012, fiz 33 cursos do Sebrae, um recorde no estado, e agora vou aproveitar as facilidades deste estande e fazer mais uns dez.”

Na tarde de ontem, ele participou do primeiro treinamento deste ano, sobre como controlar o dinheiro e saiu satisfeito. “Aprendi que controle financeiro começa nos nossos gastos pessoais. Não dá para ser descontrolado em casa e o oposto no trabalho.” O estudante Fhilippe Barros foi outro que procurou a unidade da Praça da Independência para iniciar o processo de formalização da empresa. “Quero trabalhar com eventos esportivos e aproveitar já a Copa das Confederações”, afirma.
Além das capacitações, os empreendedores que procurarem o estande do Sebrae poderão ainda dar entrada nas linhas de crédito para microempresas da Caixa, Banco do Brasil (BB) ou Banco do Nordeste (BNB). Gustavo Barbosa, secretário executivo de desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, acredita que esse incentivo é fundamental para os novos empresários.

“Desde o início da gestão, estamos procurando reativar o crédito produtivo, que estava paralisado no Recife, só que percebemos que muitos empreededores não tinham confiança para entrar nas agências atrás desse dinheiro. Então treinamos agentes de fomento e enviamos para a unidade provisória do Sebrae”, detalha Barbosa. Ele enfatiza que o acesso a estas linhas é garantido na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e que a taxa de juros está em 0,84%.

Serviço

Data: Até 31 de maio (exceto aos fins de semana)
Horário: Entre 9h e 22h
Local: Praça da Independência (Pracinha do Diario), em frente à Igreja de Santo Antônio – Avenida Dantas Barreto – S/N – Bairro de Santo Antônio – Recife/PE

Cursos que estão sendo ministrados

Técnicas de negociação
Gestão de estoque
Controles financeiros
Técnicas de vendas
Eficácia de liderança
Olho na qualidade
Atendimento ao cliente
Desenvolvimento de equipes
Organização de loja
Formação de preço
Boas práticas de manipulação de alimentos
Aprender a empreender
Lucratividade: crescer, sobreviver ou morrer
Como elaborar pesquisa de mercado
Qualidade no relacionamento com clientes
Copa do Mundo: oportunidades de desafios
Habilidades gerenciais
Administrando as contas de sua empresa
Marketing para o sucesso empresarial
Como conquistar e manter clientes
Como identificar uma oportunidade de negócios
Gerenciando o fluxo de caixa
Como vender mais e melhor
Determinação do capital de giro
Entendendo custos, despesas e preço de venda
Como controlar meu dinheiro
Como vender
Como comprar
Planejamento e análise
Aumentando suas vendas com criatividade
Comece certo
Layout de loja para atrair clientes
Fonte: Sebrae

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s