Mais shoppings no interior

Pela primeira vez, as as capitais não vão concentrar a maioria dos shoppings em operação no país

Tatiana Nascimento / Diario de PE

shopping

“Passear” no shopping ainda é um dos programas preferidos dos brasileiros. Mas há uma diferença visível em relação ao que acontecia anos atrás. Quem não mora nas capitais não precisa mais botar o pé na estrada e rodar quilômetros até encontrar as lojas, os cinemas, a praça de alimentação e (muito importante nessa época de temperaturas escaldantes) o ar-condicionado. Os empreendedores tomaram com gosto o caminho do interior. E um resultado antes impensável poderá ser visto até o fim de 2013: pela primeira vez, mais da metade dos shoppings em operação no país (51%) estará em cidades do interior.

Vinte anos atrás, 85% dos centros de compras estavam nas capitais. Segundo as projeções da Associação das Empresas de Shopping Centers (Abrasce), até dezembro, serão 244 nas capitais e 261 nas outras cidades. O presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga, confirma que a balança está pendendo cada vez mais para o interior. “Temos apenas 27 capitais. Temos shoppings em 165 cidades do país. Se são 5,5 mil cidades no país, há um grande campo para o crescimento. Hoje, todos querem um shopping center. Se a cidade vizinha tem, ela vai roubar a freguesia.” Não é apenas isso, claro.

O crescimento da renda das famílias e a escassez dos terrenos nas capitais também deram uma mãozinha à interiorização. Ângelo Nascimento, gerente de marketing do Shopping Difusora, em Caruaru, destaca não apenas a escassez dos terrenos, mas também o alto preço dos espaços que existem nas capitais. Garante ainda que as grandes marcas já não dão olhares tortos para os clientes de fora dos grandes centros. Dependendo do momento, os consumidores do interior dão até mais retorno. “Tivemos um crescimento de 54% no faturamento e de 34% no fluxo de clientes na Semana Santa em relação ao mesmo período do ano passado.”

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: