União assume Arco Metropolitano

Dilma Rousseff anuncia aporte do Governo Federal para obra de 77 quilômetros

KLEBER NUNES Enviado especial

Jedson Nobre

PRESIDENTE ressaltou importância da Fiat, grande beneficiada pela via

SERRA TALHADA – As obras do Arco Metropolitano serão financiadas com recursos do Governo Federal. O anúncio foi feito ontem, pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirian Belchior e confirmado pela presidente Dilma Rousseff, durante a inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú, em Serra Talhada. A verba eleva para R$ 3,1 bilhões os investimentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Estado. A decisão exclui de vez a possibilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a via. Entretanto, a definição do responsável não significa que a rodovia esteja pronta em 2016. É que o traçado do arco, com 77 quilômetros de extensão, será alterado.

No atual estudo, a estrada corta uma área de proteção ambiental em Camaragibe. A mudança deve adiar ainda mais o licenciamento ambiental e o início da construção. Segundo informações repassadas pela assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo de Pernambuco, o titular da pasta, Milton Coelho, tem a missão de re­ver o projeto e evitar o desmata­mento de 30 hectares de Ma­ta Atlântica, em Aldeia. A deter­minação partiu do próprio governador Eduardo Campos, que espera que o secretário seja célere na adequação do projeto.

O Arco Metropolitano ligará a BR-101 Norte, em Igarassu, à BR-101 Sul, nas proximidades do Hospital Dom Helder Camara, no Cabo de Santo Agostinho. As obras, orçadas, por enquanto, em R$ 1,2 bilhão, são consideradas estratégicas para melhorar a eficiência logística do Estado, ligando o polo automotivo de Goiana, encabeçado pela Fiat, ao Porto de Suape. “Desenvolver o Nordeste é desenvolver o Brasil. Por isso é que estamos e continuaremos investindo substantivamente na Região. Acreditamos nas obras da Fiat, pois elas trarão o que interessa à nossa população, que é trabalho e renda”, declarou Dilma Rousseff.

Depois de realizar duas audiências públicas sobre o assunto, a previsão do Governo de Pernambuco era de que as obras começassem em setembro e terminassem num prazo máximo de 36 meses, um ano depois da previsão para o início da comercialização dos primeiros automóveis da Fiat. Mas, além, de realizar um estudo para o novo traçado, ainda não se sabe quem fará a licitação, se será o Governo Federal ou o executivo estadual. “Os detalhes só serão revelados depois que for definido o responsável pela licitação”, informou a assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo do Estado.

No início do mês, o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini, cobrou publicamente celeridade do Governo na construção do anel viário, já que a via será fundamental para que os carros fabricados em Goiana sejam escoados pelo Porto de Suape. Em resposta, o secretário Milton Coelho, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, disse que o Estado estava estudando, juntamente com a Fiat, “alternativas para que a montadora possa levar sua produção para Suape e outros estados do Nordeste, enquanto o Arco Metropolitano não fica pronto”. A solução ainda não foi apresentada.

FOLHA PE

Um comentário em “União assume Arco Metropolitano

Adicione o seu

  1. O Arco Metropolitano será construído para beneficiar o escoamento do transporte de
    cargas na região do grande Recife,bem como melhorando os trajetos para os portos de Suape e do Recife.A sua construção é essencial para o nosso crescimento,ou seja,pa-
    ra Pernambuco,o Nordeste e para a economia do resto do Brasil.O país precisa desen-
    volver-se harmonicamente,sem restrições.O país não pode parar,a infraestrutura é a
    mola mestra do desenvolvimento de um país.Por fim,deverá haver o interesse político
    para continuar crescendo sem atropelos.Os brasileiros precisam continuar esperançosos
    de um Brasil melhor e mais justo.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: