Setor hoteleiro de Pernambuco acelera modernizações

20130228-202848.jpg

Com crescimento do PIB avaliado em 1,4% no último trimestre de 2012, contra os 0,9% de acréscimo no PIB nacional, de acordo com dados da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), Pernambuco mostra que continua crescendo acima da média do País. Essa aceleração, juntamente com a chegada de grandes eventos esportivos, tem provocado uma alta na busca do setor hoteleiro pela ampliação de seus empreendimentos e pela modernização de acomodações, conhecida como retrofit.

Nesta conjuntura, as feiras de negócios voltadas ao segmento encontram uma economia em ebulição e pronta para o consumo. É o caso da Equipotel Nordeste, feira de hotelaria e gastronomia que aporta pela terceira vez no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 7 e 10 de maio. O evento é realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti, instituição parceira na realização da Equipotel Nordeste, Pernambuco conta atualmente com 64 mil leitos, e este número será ampliado para 83 mil acomodações até 2014. Além dessa construção, vários estabelecimentos estão realizando retrofit em seus apartamentos e acomodações. “Os hotéis já existentes estão se modernizando, investindo em TV de plasma, ar condicionado split, revestimento em cerâmica, móveis mais confortáveis, etc. Tudo isso com o objetivo de se preparar com modernizações e novas tecnologias visando atender uma demanda cada vez mais expressiva e exigente”, afirma Cavalcanti.

Ainda de acordo com o dirigente da ABIH, um dos motivos por essa busca acelerada é a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano. “No ramo hoteleiro, nos estamos falando que esta Equipotel Nordeste é o último momento de garantir produtos para os hotéis antes deste evento. Então, quem tiver concluindo as obras de ampliação ou fazendo o retrofit para a Copa das Confederações poderá garantir produtos de qualidade e com condições especiais neste evento”, declara. Outra razão apontada pelo executivo é a consolidação de Pernambuco como rota de grandes eventos e congressos. “Atualmente temos uma taxa média de ocupação de 85% durante a semana, quando recebemos empresários, médicos, engenheiros e outros profissionais que estão aqui a trabalho. Com estas modernizações, nós estamos conseguindo atender a todos. O turista de negócios e o que vem a passeio”, reforça.

Durante os quatro dias de feira, a Equipotel Nordeste vai expor o que há de mais atual no ramo hoteleiro, trazendo novidades em softwares de gestão para hotéis, enxovais de cama de luxo, cosméticos, sistemas de refrigeração, etc. De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, em 2012, mais de 43% dos quase 10 mil visitantes eram empresários e sócios, interessados em pesquisar fornecedores e produtos inovadores. Este ano, a feira volta ampliada, com 280 estandes com expositores nacionais e internacionais do ramo hoteleiro e gastronômico, e um dia a mais de evento.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: