Petrobras inicia produção em campo do pré-sal e define qualidade do óleo

Campo de Sampinhoá Norte produz 15 mil barris na Bacia de Santos

Redação NNpetro

Foto: divulgação

O Campo de Sapinhoá Norte, no pré-sal da Bacia de Santos, litoral de São Paulo, iniciou sua produção de petróleo na última terça-feira (12). Em comunicado, a Petrobras informou que extração da (FPSO) Cidade de São Vicente será de cerca de 15 mil barris de óleo por dia, devido à limitação de aproveitamento de gás, e se estenderá por um prazo máximo de seis meses, conforme o plano do Sistema de Produção Antecipada (SPA) de Sapinhoá Norte.

O poço está localizado no bloco BM-S-9, operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%). O navio-plataforma está ancorada a 2.140 metros de profundidade, a 310 km da costa. A Petrobras definiu o óleo produzido como "de elevada qualidade". O escoamento será feito por navios, que trarão o petróleo cru para os principais portos brasileiros.

Dois sistemas

O Plano de Desenvolvimento (PD) de Sapinhoá, um dos maiores campos de petróleo do país, prevê dois sistemas definitivos compostos pelos FPSOs Cidade de São Paulo e Cidade de Ilhabela. O Cidade de São Paulo já produz desde 5 de janeiro passado, com capacidade instalada de saída de 120 mil barris de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O pico da produção, segundo a Petrobras, não será alcançado antes do segundo semestre de 2014.

O Cidade de Ilha Bela ainda está em construção. O casco está sendo fabricado na China e os módulos da planta de produção, no Brasil. Com capacidade para 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o Cidade de Ilha Bela tem início de operação previsto para o segundo semestre de 2014.

O volume recuperável total de Sapinhoá é estimado em 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). O campo entrou em produção comercial exatos quatro anos e meio após a descoberta, ocorrida em julho de 2008.

Um comentário em “Petrobras inicia produção em campo do pré-sal e define qualidade do óleo

Adicione o seu

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: