Com a entrega da via, tempo das viagens feitas pelos ônibus deve diminuir

Com informações de WELLINGTON SILVA, da Folha de Pernambuco

O corredor exclusivo para o transporte coletivo entre o Terminal Integrado de Igarassu e o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, começa a funcionar nesta sexta-feira (08). Pelo trecho liberado irá circular 17 linhas de ônibus que voltam a ter ponto de embarque e desembarque no canteiro central, deixando de disputar espaço com os demais veículos no tráfego misto.

Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

Viaduto vai beneficiar cerca de quatro mil veículos

Com a entrega deste trecho, que tem 13 quilômetros de extensão, a expectativa é que o tempo das viagens feitas pelo ônibus diminua. A liberação do viaduto Bajado, nos Bultrins, feita nesta quinta-feira (07) pelo governador Eduardo Campos, também deverá influenciar nesse impacto. O elevado vai beneficiar cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife/Paulista. Para o governador Eduardo Campos, o tráfego na região passará a ter mais velocidade.

Também está sendo construído um viaduto no sentido Paulista/Recife. A previsão de entrega do equipamento é agosto deste ano. Já em dezembro, todo o corredor deverá estar pronto, operando com veículos do modelo Bus Rapid Transit (BRT), com 33 estações de embarque e desembarque. Juntos, os dois equipamentos somam um investimento de R$ 16 milhões.

Atualmente, dez estações estão com obras em andamento. Em todo o Corredor Norte-Sul, estão sendo investidos cerca de R$ 151 milhões, com recursos do PAC da Copa e do Tesouro Estadual. A intervenção, que começa em Igarassu, segue até a Estação Central do Metrô, passando pela PE-15, Complexo de Salgadinho e avenida Cruz Cabugá. Passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife, atendendo a uma demanda de 180 mil passageiros. São 33,2 quilômetros de via, com 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15.

JC ONLINE

Anúncios