Brasil, um país cada vez mais empreendedor

Pesquisa aponta que 63% dos brasileiros trabalham ou querem trabalhar em um negócio próprio

THATIANA PIMENTEL

Que o brasileiro é um povo empreendedor todos sabem. Mas que somos o 2º povo mais empreendedor do mundo parece um arroubo da megalomania nacional, não é? Só que é verdade. Uma pesquisa da União Europeia realizada com 27 membros da região e 13 das maiores economias do mundo, como China, Estados Unidos, Rússia, Índia e Japão, apontou que 63% dos brasileiros trabalham ou querem trabalhar em um negócio próprio. Resultado que deixou o Brasil atrás apenas da Turquia, cujo empreendedorismo chegou 82%. Os índices mais baixos foram encontrados na Itália (6%) e no Japão (9%).

Para Roberto Castelo Branco, superintendente do Sebrae em Pernambuco, essa “fome” dos brasileiros pela independência profissional é um sintoma de economia crescente em oportunidades. “Há alguns anos, essa seria uma informação negativa, porque o empreendedorismo no Brasil esteve muito ligado à necessidade de sobrevivência da população. As pessoas se tornavam empreendedoras porque não tinham vagas de trabalho suficientes. Hoje, o perfil dos pequenos empresários mudou, principalmente em Pernambuco. Agora, somos empresários porque existe uma ampla e contínua demanda por serviços e produtos que podem e devem ser fornecidos por pequenos negócios. O cenário é próspero.”

Segundo José Tarcísio, presidente da Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Pernambuco (Femicro-PE), esse boom de oportunidades é uma combinação do aumento de renda dos brasileiros e dos investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos. “Os grandes investimentos, principalmente aqui no estado, aumentaram o número de trabalhadores ocupados e com renda. Essa massa, que antes não tinha salário nenhum, passou a consumir mais e a demanda por produtos e serviços se expandiu.”

As grandes obras – refinaria, estaleiro, fábrica da Fiat – também são consumidoras das micro e pequenas empresas. “Estas indústrias acabam criando uma cadeia de fornecedores que incorpora pequenos empreendedores. Mas para participar dessa cadeia precisa ter qualidade e preço competitivo”, completa José Tarcício.

Estas características podem ser encontradas no negócio de Valéria Barros, dona dos salões de beleza Espaço Costa Barros. Com uma unidade no bairro de Cajueiro e outra no Parnamirim, a microempresária é sua própria chefe há apenas cinco anos, mas nesse tempo já viu seu negócio dobrar de tamanho. Começou em Cajueiro, com apenas quatro funcionárias. Há quatro meses abriu outra unidade no Parnamirim.

“Não imaginava que iria ter tanto sucesso em tão pouco tempo, mas acho que estamos em um bom momento da economia”, ressalta Valária. Agora, com 12 funcionários, o maior problema da empresária é encontrar mão de obra qualificada. “Os empregados estão mais exigentes, pois sabem que não vão ficar sem vagas.”

DIARIO DE PE

Anúncios

2 comentários em “Brasil, um país cada vez mais empreendedor”

  1. […] Outra proposta, fundamental, é a de reinventar a economia de mercado. Não se trata, portanto, de lutar contra ela ou de tentar destruí-la , e nem mesmo a clássica fórmula social-democrata de Olof Palme, de considerar o capitalismo uma ovelha que não pode ser morta mas que deve ser mantida bem tosquiada. Unger não é contra o mercado. Ele quer buscar outro mercado. A esquerda, por sua vez, não deve suprimi-lo ou sufocá-lo, mas democratizá-lo. Marca desse posicionamento é a postura elogiosa de Unger ao empreendedorismo familiar como porta de entrada da população mais pobre, chegando mesmo a dizer que a esquerda não cometeu maior erro do que voltar-se contra a pequena burguesia, a qual – ele nota bem – “converteu-se na base social dos movimentos políticos que a derrotaram”(p. 53). Este é um ponto de especial interesse para o Brasil, país cujo povo é considerado o segundo mais empreendedor do mundo. […]

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s