Portal ajudará empreendedor

PASSO A PASSO Objetivo é reunir o maior número de informação possível para ajudar quem está iniciando na prestação de serviços
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), lançou ontem um portal exclusivo para os empreendedores. O Empreende PE (www.empreende.pe.gov.br), iniciativa inédita no País, é uma ferramenta que une todas as informações sobre produtos, serviços, projetos institucionais e linhas de crédito necessárias aos que querem abrir ou já possuem um negócio.

“É importante o Estado ter empreendimentos estruturadores e que promovam desenvolvimento. Mas não se pode esquecer a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, os grandes empreendedores dos pequenos negócios”, defendeu o chefe da pasta, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, em coletiva de imprensa.

O portal conta com 18 parceiros, entre eles Sistema S, Secretaria de Administração, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Agência de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Agefepe), Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A expectativa é terminar 2012 com 25 instituições parceiras.

Ao acessar o endereço eletrônico, o empresário poderá tirar dúvidas, fazer sugestões e críticas. Todo o conteúdo está dividido em grandes blocos: O que você precisa?, Qual seu perfil?, Quem pode ajudar?, Setor de atividade, Onde encontrar?, Grupos de soluções e Busca textual. “Será possível fazer as consultas segundo as necessidades, o segmento e o perfil de cada um. Esse é o grande diferencial. Haverá também atualização constante de notícias de todas as instituições parceiras e do mundo dos negócios, além de um mapa do Estado com a indicação de opções de ajuda e apoio em cada município, para que não haja perda de tempo”, explica a secretária executiva da STQE, Ana Cláudia Dias.

“Muita gente quer abrir um negócio mas, às vezes, não sabe como começar, tem dúvida do papel de cada instituição e onde procurar ajuda. Inúmeras micro e pequenas empresas não conseguem expandir por falta de informação”, observa ela, que diz ainda ser a falta de planejamento a maior causa da mortalidade do setor.

No início deste mês, o Estado anunciou sua nova política de compras, que passa a valer em outubro e amplia a participação dos pequenos em licitações e contratos com o governo.

PROJETO IDEIA

Será lançado na manhã de hoje, no Congresso Estadual das Micro e Pequenas Empresas, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, o projeto Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomos (Ideia), com o objetivo de preparar prestadores para pequenas empresas ou famílias, desde atividades domésticas até eletricistas prediais, passando por mantenedores de ar condicionado, processadores de alimentos, comércio, para citar apenas alguns exemplos.

A STQE também anunciará, durante o encontro, a inauguração das novas instalações da Agência do Trabalhador Autônomo, na Rua da União, por trás do prédio da secretaria, localizada na Rua da Aurora.

“Esse é um conjunto de ações para fortalecer e dar sustentabilidade ao desenvolvimento e encadeamento produtivo dos pequenos negócios. Queremos que os projetos sejam grandes disseminadores e socializadores de riqueza no Estado”, resumiu o secretário.

JORNAL DO COMMERCIO

Anúncios

Um comentário em “Portal ajudará empreendedor”

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s