Brasil chega a um milhao de novos empreendimentos

O Brasil alcançou nesta segunda-feira, 30, a marca de um milhão de empreendimentos, com 32 dias de antecedência em relação a 2011, quando a marca foi atingida em 1º de setembro, e 81 dias antes que em 2010, o que ocorreu em 20 de outubro. As informações são do estudo "Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras 2012", que faz parte do banco de dados do Empresômetro – Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras, ferramenta digital criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, que fornece uma radiografia do cenário empresarial brasileiro. Em 30 de julho de 2011, o País apresentava 915.802 empreendimentos e na mesma data em 2010, somente 699.045 negócios.

Para o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, o resultado de um milhão de negócios criados em 2012 representa um cenário de "copo meio cheio e meio vazio" para a economia brasileira. "Se considerarmos todos os empreendimentos criados no período, inclusive MEIs, houve um crescimento de 34% dos novos negócios, o que demonstra uma maior formalização dos empreendedores individuais, principalmente para obtenção dos direitos previdenciários, sem contudo representar maior geração de empregos. Mas ao considerar somente os empreendimentos de outras naturezas, houve uma retração de 19% nos novos negócios em todo o País" , afirma o especialista.

Para o autor do estudo e supervisor de Estatísticas e Inteligência Tributária do IBPT, Othon de Andrade Filho, há uma clara desaceleração dos novos negócios, excluídos os MEIS. Em todo os estados brasileiros, houve diminuição da criação de novas empresas que geram a grande maioria de empregos do País.

Amaral observa que, de 1º de janeiro a 30 de julho de 2012, houve um crescimento de 166.284 novos empreendimentos do tipo MEI em relação ao mesmo período no ano anterior. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram os estados que mais registraram empresas nessa modalidade. São 654.868 do tipo Microempreendedor Individual (MEI), seguido de Empresário Individual, com 135.623, e Sociedade Empresária Limitada, com 151.235 dos novos negócios. Até a data de hoje, foram criadas 12.715 EIRELIs.

O levantamento do IBPT também demonstra as regiões onde houve um aquecimento nos novos negócios: em 2012, o maior crescimento percentual de novas empresas ocorreu no centro-oeste, com 8,2%, seguido da região norte, com 5,9% e região sul, com 5,7% dos negócios criados neste ano. Dos novos negócios criados neste ano, 84.306 são voltados ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido por cabeleireiros, com cerca de 46.400 empreendimentos e 26.589 novos negócios em obras de alvenaria.

A empresa de número um milhão de 2012 é a GMV Serviços de Manutenção Limitada-ME, que fica na cidade de Olinda, em Pernambuco.
Sobre o empresômetro

A ferramenta eletrônica, disponível neste site, demonstra em tempo real, o total de empresas, entidades públicas e privadas, associações, igrejas, condomínios que foram abertos no período, com a possibilidade de consulta por natureza (empresa, entidades públicas e privadas, partidos políticos, associações, igrejas condomínios etc), dados por localização (estados, cidades, regiões), por tipo jurídico (S/As, LTDA, Eirelis, MEIs, Empresário individual e outros), por atividade econômica e outros.
A ferramenta utiliza como base dados divulgados pelas próprias empresas, pela Receita Federal do Brasil, Secretarias Estaduais da Fazenda, Secretarias Municipais de Finanças, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Juntas Comerciais, Portais da Transparência e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Redação Economia Nordeste

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s