Refinaria Premium II da Petrobras deve produzir em 2018

Petrobras Exploração de petróleo (Foto: Divulgação)Estimativa para nova refinaria é de 300 mil barris por dia (Foto: Divulgação)

O início da produção da Refinaria Premium II, unidade de refino com capacidade para processar 300 mil barris de petróleo por dia no Ceará, deverá ocorrer entre o final de 2017 e meados de 2018.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11/07) pela Petrobras, colocando fim ao suspense acerca do cronograma do projeto cearense. Caso esse prazo seja cumprido, a estatal poderá inclusive manter o planejamento anterior, o qual indicava início das atividades em 2017.

De acordo com material publicado pela Petrobras, a definição de quando a unidade entrará em operação (entre o final de 2017 e meados de 2018) está atrelada à solução tecnológica a ser adotada na refinaria. A companhia, entretanto, não divulgou detalhes de quais rotas tecnológicas estariam em análise.

O projeto da refinaria está em fase de avaliação para "adequação aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada", segundo a Petrobras. A refinaria terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia e produzirá, na devida proporção, 63,5% do total de óleo diesel 10 ppm, 15,3% de nafta petroquímica, 12,6% de Querosene de Aviação (QAV), 2,8% de coque (2,8%) e 1,6% de óleo bunker, combustível utilizado em embarcações.

Os detalhes sobre a unidade a ser construída no município de Caucaia, no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, foram relevados pela companhia após encontro da presidente Maria das Graças Silva Foster com o governador Cid Gomes.
Durante o encontro, a executiva da Petrobras destacou a importância da refinaria Premium II para o atendimento do mercado interno de derivados de petróleo. A estatal prevê que a demanda de combustíveis estimada para 2020 é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia, em linha com patamar de 3,32 milhões de barris diários divulgado anteriormente pela companhia.

Expansão
Em dois dias, a Petrobras divulgou detalhes de dois dos quatro projetos de refinaria em construção no Brasil. Ontem, a estatal informou que o projeto da Refinaria Premium I, no Maranhão, deverá entrar em operação entre o segundo semestre de 2017 e meados de 2018 – mesmo cronograma da unidade cearense.

A segunda fase da unidade iniciará produção entre o final de 2020 e meados de 2021. Cada fase, chamada de trem, terá capacidade para processar 300 mil barris diários de petróleo. Além dos dois projetos chamados de Premium, a Petrobras pretende concluir em novembro de 2014 a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Já o projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) permanece sem data definida.

Descoberta no Espírito Santo
A Petrobras também comunicou na noite desta quarta a descoberta de uma nova acumulação de petróleo (15º API) no pós-sal da Bacia do Espírito Santo, na concessão BM-ES-24 (Bloco ES-M-661), localizada a 58 quilômetros da cidade de Vitória.

A descoberta ocorreu durante perfuração do poço informalmente denominado Grana Padano, a 64 km do Campo de Golfinho, em profundidade de água de 1.208 metros. A descoberta foi confirmada a partir da resposta do detector de gás e da perfilagem realizada em reservatórios localizados em profundidade de 2.008 metros.

A Petrobras é a operadora do consórcio (70%), em parceria com a empresa IBV Brasil (30%). A petroleira informou que o consórcio dará continuidade às atividades no bloco e pretende submeter à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) uma proposta de plano de avaliação, com a finalidade de delimitar a acumulação descoberta, bem como estimar volumes e produtividade do reservatório.

ÉPOCA NEGOCIOS

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: