Economia Criativa ganha ferramenta para desenvolvimento

Profissionais que trabalham com música, moda, design, artes visuais e outras atividades da chamada Economia Criativa ganharam um canal exclusivo para alavancarem seus negócios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou a Cartilha do Empreendedor Individual (EI). Trata-se de um conjunto de informações que orienta profissionais de 48 áreas sobre as vantagens de formalizarem suas atividades.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, o documento, em formato PDF, está disponível na internet (clique aqui). O material foi elaborado pelo Sebrae do Rio de Janeiro e adaptado pelo Sebrae Nacional.

Em entrevista à Agência Sebrae de Notícias, a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Debora Mazzei disse que “o documento orienta os profissionais sobre as novas relações que surgem com a formalização”. No fim da cartilha, é apresentado um conjunto de ferramentas que ajudam o empreendedor individual a entender melhor os seus negócios.

Para garantir a melhor comunicação, o documento de 16 páginas foi preparado com textos objetivos e utiliza o formato de perguntas e respostas. Cores, quadros e ilustrações ajudam o leitor a desmistificar os processos de formalização. Na cartilha, os profissionais da Economia Criativa têm acesso a informações como os documentos exigidos para se tornar um EI, o tempo necessário para a formalização do negócio, quando custa e quais os benefícios, entre outros assuntos.

Um dos pontos de maior destaque é o que mostra objetivamente quanto os profissionais pagam após a formalização. A cartilha mostra que o EI sempre será optante pelo Simples Nacional, que prevê a seguinte tributação: 5% do salário mínimo para a Previdência Social (INSS), R$ 5 de imposto municipal sobre serviço (ISS), quando a atividade for de serviço, e R$ 1 para o estado (ICMS), se for comércio.

Agência Sebrae de Notícias – ASN

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s