20120703-150720.jpg

A petroquímica brasileira Braskem firmou acordo com o grupo norte-americano W.R. Grace & Co. para o desenvolvimento de tecnologias de processo e soluções de catalisação para produzir itens químicos a partir de fontes renováveis.

O acordo foi anunciado pela empresa norte-americana e não tem um prazo de duração estabelecido previamente. A companhia não divulgou detalhes ou condições financeiras acertados entre as parceiras. “Estamos contentes por ter a oportunidade de trabalhar em cooperação com a líder mundial em plásticos verdes”, destacou em nota o vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Grace, George Youn.

A Braskem produz 200 mil toneladas de polietileno (PE) fabricado a partir da cana-de-açúcar, produto chamado de PE verde. Além disso, a petroquímica brasileira converteu ao longo dos últimos anos a produção de éter metil terbutílico (MTBE, na sigla em inglês) por éter etil-terbutílico (ETBE), um bioaditivo para gasolina produzido parcialmente com etanol de cana-de-açúcar, e tem planos para construir uma fábrica de polipropileno (PP) verde também abastecida com etanol.

ÉPOCA NEGÓCIOS

Anúncios