Evento começa hoje e segue até o próximo dia 10, no estacionamento do Carrefour e deve atrair 70 mil pessoas. Organização espera movimentar R$ 3 milhões

Artesãos de 30 países vão mostrar seus trabalhos na 1ª Feira dos Estados e Nações, que começa hoje e vai até o dia 10 deste mês no estacionamento do Carrefour da Torre, no Recife. A organização do evento prevê que 70 mil pessoas passarão pelos estandes nos dez dias, gerando negócios da ordem de R$ 3 milhões.

O diretor da Lucena Eventos, que promove a feira, Alcácio Lucena, explica que trouxe o evento para Recife a convite da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos de Pernambuco (Facarpe). Segundo ele, havia uma demanda reprimida em Pernambuco de artesãos procurando espaço em feiras. “Unimos isso à abertura que encontramos para uma feira internacional”, comenta o empresário.

Os contatos com os artesãos de outros países são feitos através de representantes do setor que frequentam eventos internacionais e com apoio das embaixadas. “As atividades têm como foco o intercâmbio cultural e comercial entre os países participantes”, diz Lucena. Entre as nações representadas estão Índia, Paquistão, Japão, Tailândia, Marrocos, Egito, Peru, Bolívia, Equador, Síria, e Senegal.

Além das peças destinadas ao consumidor final e da programação cultural, o evento vai contar com um estande destinado ao fornecimento de máquinas e ferramentas para os artesãos, da empresa paulista Performance. O organizador estima que o movimento da feira vai promover 600 empregos temporários diretos e outros dois mil indiretos, através de fornecedores e prestadores de serviços envolvidos.

A Feira dos Estados e Nações já passou por Brasília, Maceió, Aracaju, Belém, São Luís, Belo Horizonte e João Pessoa. Lucena Eventos já planeja a próxima edição e tem como objetivo o Centro de Convenções de Pernambuco. “Lá poderemos atender mais pessoas e chegar a um público de 100 mil visitantes”. Com sede em Maceió, a Lucena Eventos tem, ao todo, 60 eventos em seu portfólio.

Os interessados podem visitar os 250 expositores das 16h às 22h, de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h aos sábados, e das 11h às 21h nos domingos. O Carrefour da Torre fica na Rua José Bonifácio, 1315, Zona Oeste. Mais informações: 3062-7550.

JORNAL DO COMMERCIO

Anúncios