RN formaliza mais de 33 mil negócios

Obter o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), emitir notas fiscais, ter acesso a financiamentos bancários e conquistar cobertura previdenciária e direitos, como auxílios doença e maternidade, sem abrir mão de programas sociais, no caso o Bolsa Família. Vantagens como essas incentivam os potiguares a aderir ao Empreendedor Individual (EI). Das 76.701 empresas potiguares optantes do Simples, 33,7 mil são profissionais autônomos que deixaram de lado a informalidade e tornaram-se EI. Mensalmente, eles pagam uma taxa única de até R$ 37,25, relativa à contribuição previdenciária e outros tributos.

Cabeleireiros estão em segundo lugar no ranking das formalizaçõesCabeleireiros estão em segundo lugar no ranking das formalizações

A maioria dessas pessoas (11,5%) é comerciante de roupas, artigos de confecção e acessórios. Outra parcela (5,7%) possui minimercados, mercearia e armazéns. Mas, o destaque são os autônomos que se formalizam no ramo de salões de beleza. Esses profissionais equivalem a 7% do total de Empreendedores Individuais do Rio Grande do Norte. São 2.354 cabeleireiros que viram uma oportunidade em formalizar a atividade de cuidar da beleza alheia.

"Essa formalização gera um aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o estado e ampliação do recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) para os municípios, recursos que poderão ser convertidos na melhoria da estrutura das nossas cidades", observa o gestor do programa Empreendedor Individual no Sebrae-RN, Frank Medeiros.

Segundo ele, esses empreendedores passam a contar com uma oferta intensa de soluções empresariais que contribuem e facilitam o acesso ao mercado e ao crédito.

"Esse apoio e orientação à inovação tecnológica provoca resultados efetivos nos empreendimentos", destaca. No primeiro trimestre do ano, as microempresas, nas quais estão inseridos os EI, foram responsáveis por gerar um saldo positivo de empregos formais, totalizando 2.260 trabalhadores contratados.

Mais informações estão disponíveis no Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br) e no site do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-abrir/registre-empresa/empreendedor-individual).

Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s