Um simulador de operações de transferência de petróleo entre embarcações em alto mar foi desenvolvido pela primeira vez no Brasil pela Transpetro, em parceria com o Cenpes, da Petrobras, e a USP. O software será usado para treinamento dos oficiais responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Companhia, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas. Até agora foram construídos três protótipos, com tela em 3D e reprodução de instrumentos de navegação usados pelos condutores das embarcações.

Com o Simulador Offshore é possível treinar situações enfrentadas durante operações reais em diversas condições climáticas e oceânicas na costa brasileira.

Os estudos virtuais podem ser feitos nos navios plataformas P-35 e P-51, instalados na Bacia de Campos, e em uma monoboia – unidade flutuante presa ao fundo do mar, usada para carga e descarga de petróleo e derivados. Também são reproduzidas várias opções de navios da frota da Transpetro, incluindo os que possuem tecnologia conhecida como posicionamento dinâmico (DP, sigla em inglês), encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Fonte: PETROBRAS

Anúncios