Evento apresenta novo modelo de empreendedorismo em Fortaleza

Trabalhar com baixo investimento, algumas vezes até sozinho, tomando conta de uma empresa inteira, sem saber quanto nem quando vai lucrar, mas confiando que quando o lucro vier, a empresa valerá muito dinheiro. Esta é uma das características das Start-ups, modelo de negócios aparentemente contraditório, mas que vem adquirindo enorme sucesso ao redor do mundo. “Start-ups: Inovação e novos negócios” será o tema do evento de discussão “Papos em Rede”, marcado para a próxima quinta-feira (26/04), às 20h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O evento é voltado para estudantes de educação, marketing e tecnologia, além de profissionais que trabalhem na área, ou pessoas que gostem de redes sociais.De acordo com o organizador do Papos em rede, Gabriel Ramalho, as start-ups existem com base em um modelo inovador. “São empresas ou negócios que trabalham com inovação. Uma das características das start-ups é ter um investimento inicial muito baixo, mas quando vinga, tem um retorno muito alto”, afirma.

Cearenses

O Papos em Rede é um evento mensal e está em sua 21ª edição. E tem como proposta a valorização do trabalho do cearense. Por isso, apresenta ao público dois exemplos de cearenses que se inspiraram nos modelos de negociação do Google, do MercadoLivre e da Amazon para inovar e impulsionar suas ideias.

O primeiro é Brynner Ferreira, empreendedor com 10 anos de experiência em negócios on-line, e que atualmente desenvolve o Wup (http://wup.co), um serviço de busca pessoal em mídias sociais, que permite a cada pessoa ou empresa ter o seu próprio buscador, sendo a start-up baseada em Web Semântica e Inteligência Artificial.”Quero compartilhar minha experiência, traçar um paralelo entre a minha start-up e o que acontece com as outras. Quero mostrar as dificuldades de criar, o processo e os tipos de investimentos”, adianta Ferreira.

Brynner é um típico exemplo de empreendedor de start-up: sozinho, dá conta da empresa, desde o desenvolvimento dos códigos de programação até o plano de marketing do site. “A maior dificuldade é ter de fazer tudo só. Por quê? No começo, chamei alguns para trabalhar comigo, mas não compartilhávamos da mesma visão, e eles não quiseram arriscar, pois é um risco. Você deixa de trabalhar de forma remunerada para se arriscar no empreendedorismo, pois você acredita naquele negócio. E as pessoas preferem uma estabilidade financeira do que se arriscar num negócio”, relembra.

O empreendedor vê com bons olhos a participação dos jovens no evento. “Vejo como uma oportunidade para que eles se motivem a desenvolver suas ideias, seus projetos, e tirar o medo deles de arriscar e gerar novas oportunidades de emprego, de trabalho”, opina.

Quem também irá apresentar seu exemplo é Daniel Valente, doutorando em Informática Aplicada. Ele desenvolveu a aplicação mobile TJunks, para iPhone, uma espécie de Instagram de vídeos, onde os usuários podem compartilhar em uma rede social própria ou nas redes das quais participam vídeos curtos, com filtros e efeitos especiais aplicados no momento da gravação. Ele também irá contar sobre sua empresa, e pretende deixar uma mensagem positiva para os participantes. “O Papos em Rede é excelente, principalmente para as pessoas que estão começando na área, que tem um pouco de medo de começar. Incentiva para que elas se inspirem em quem já conseguiu alguma coisa e tentem botar suas ideias pra frente. Quero deixar a mensagem para eles não desistirem, para acreditarem no projeto”, afirma.

Serviço
Papos em Rede – “Start-ups: Inovação e novos negócios”
26 de abril de 2012 – a partir das 20h
Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada franca

DIÁRIO DO NORDESTE

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s