Brasil planeja novo etanol em dez anos

20120418-004355.jpg

Produção demonstrativa do combustível começa em cinco anos

O “etanol de segunda geração” chegará aos postos misturado ao atual álcool de primeira geração
O Brasil já está produzindo em laboratório o álcool feito a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar. A intenção é que em um prazo de cinco anos tenha início a produção demonstrativa do chamado “etanol de segunda geração” em escala industrial, para que, em dez anos, o combustível renovável esteja à venda.

De acordo com a bióloga Elba Bon, professora do Departamento de Bioquímica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o “etanol de segunda geração” chegará aos postos misturado ao atual álcool de primeira geração, feito a partir do caldo da cana-de-açúcar. “A tecnologia está vindo para ficar e vai dobrar a produção de etanol sem aumentar a área plantada”, diz Elba.

Por outro lado, a bióloga alerta que o custo do “etanol de segunda geração” é maior do que o da produção atual e que ele vai competir com a geração de energia das usinas, feita hoje com a queima dos resíduos da cana. Ela destaca, ainda, que a produção em larga escala depende da descoberta de uma enzima que consiga quebrar as moléculas de açúcar para fazer a fermentação do álcool.

“A dificuldade técnica é conseguir retirar os açúcares desse material sólido para fazer a fermentação”, afirma João Ricardo Moreira de Almeida, biólogo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia). Ele diz também que para extrair o etanol de segunda geração é preciso utilizar enzimas de micro-organismos, que quebram as estruturas e permitem a fermentação do álcool.

Anúncios

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s