BR poder ser 3º maior mercado automotivo

O Brasil, em 2011, foi o quarto país em número de vendas no mundo com 3,63 milhões de emplacamentos, ficando atrás apenas de, respectivamente, China, Estados Unidos e Japão. Neste período, o País registrou um primeiro semestre muito forte e uma segunda metade do ano fraca, os licenciamentos avançaram 3,4%. Apesar de a indústria nacional não ter registrado bons números, de julho a dezembro, uma pesquisa realizada pela KPMG International apontou que, em 2016, o Brasil pode se tornar o terceiro maior consumidor de automóveis do globo.

O estudo “Global Automotive Executive Survey 2012 – Managing growth while navigating uncharted routes” (Pesquisa Global do Setor Automobilístico – Gerindo o crescimento enquanto rotas inexploradas são singradas, em tradução livre), que foi realizado entre executivos das maiores empresas automobilísticas do mundo, apontou que o mercado nacional possui condições de ser o terceiro maior do planeta. O levantamento contou com a participação de mais de 200 entrevistados e também revelou que o prognóstico é que o País tenha condição de exportar um milhão de veículos até 2017; no ano passado, este número foi de 541,6 mil unidades.

A possibilidade do Brasil se consolidar cada vez mais como um dos maiores mercados do mundo colocou o País na rota de investimentos de diversas marcas, que se somam as já instaladas aqui. Para dimensionar isso, basta olhar o crescimento registrado pela Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras Veículos Automotores), que foi de 87,4% em 2011. Inclusive algumas fabricantes, como BMW e Land Rover, já sinalizam com possibilidade de se instalar por aqui.

Mário Mizuta, diretor comercial da JAC Motors, empresa que entrou no mercado nacional no ano passado e já atingiu 11,9% de market share, acredita que a possibilidade do Brasil se tornar o terceiro maior mercado do planeta é real. “Ser terceiro é uma questão de continuarmos crescendo a este ritmo”, explicou.

O executivo afirma que esta consolidação é importante para o Brasil, uma vez que mostra a pujança da indústria nacional perante o cenário global. Apesar da confiança no potencial do mercado brasileiro, o executivo acredita que outros países apresentam igual força e podem ameaçar esta colocação. “A Rússia tem chances de sofrer o impacto da crise europeia, porém ainda demonstra solidez mundial”, citou Mizuta como exemplo de uma nação que possui características de crescimento acentuado.

JAC no Brasil

A montadora chinesa parece mesmo acreditar no potencial do mercado automotivo brasileiro, tanto é que o seu diretor comercial afirmou que o País é o principal foco da marca fora da China. “O cenário para a Indústria nacional deste setor é altamente favorável”, pontuou o executivo, lembrando a mudança de perfil do consumidor por aqui, que cada vez mais está comprando carros zero quilômetros.

Sobre o impacto causado pela JAC, logo em seu primeiro ano de chegada ao País, o diretor afirmou que isso foi resultado da procura do brasileiro por carros com cada vez maior valor agregado, basta lembrar que a fabricante oferece itens de séria a um preço mais acessível do que as principais concorrentes.

O diretor reafirmou também o desejo da montadora se instalar por aqui, mas declarou ser impossível uma fábrica iniciar a produção já com 65% das peças nacionalizada (percentual exigida para não pagar o maior valor de IPI, aplicado aos veículos importados). O executivo afirmou que espera a decisão do Governo sobre o novo índice, anunciado para os próximos meses. “Estamos aguardando este novo pacote de medidas sobre este assunto”, declarou.

Para finalizar, Mizuta destacou o que o Brasil necessita para continuar em um bom ritmo de crescimento. “O País só precisa manter uma livre competitividade maior, e deixar um pouco o mercado se regular”, concluiu. (Webtranspo)

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: