Há microfranquias com investimento de R$ 20 mil

Ao decidir abrir um negócio, sem experiência no ramo, é comum pequenos empreendedores sentirem a necessidade de suporte técnico e gerencial. Com investimento inicial de baixo custo, microfranquias têm se mostrado como alternativas para quem deseja trabalhar sem sair de casa. Em geral, os atendimentos acontecem na casa dos clientes.

Com sede em Campinas-SP, o grupo Zaiom oferece sete op­­ções de microfranquias: Tuto­res (reforço escolar), Doutor  faz tudo (serviços de manuten­ção), Ho­me angels (cuidadores de ido­sos), Ami­go computador (manutenção de equipamen­­tos), Dr. Jardim (manuten­ção de jardins e piscinas), Ho­me Depil (depilação) e Fale Globish (aulas de inglês).

O investimento é de R$ 20 mil. Os futuros gestores participam de um treinamento de três dias e depois seguem, passo a passo, as instruções para implantação do negócio. O Zaiom atua, à distância, como um consultor permanente de marketing, recursos humanos, gestão operacional e questões jurídicas. Há também encontros presenciais periódicos. “Nosso objetivo é que o cliente não se sinta sozinho, somos uma equipe que pode dar suporte a to­das as habilidades que ele precisa desenvolver para ter sucesso”, afirma o presidente do grupo, Artur Hipólito. A expectativa de retorno do investimento inicial fica em torno de quatro meses.

À frente de uma microfranquia de cuidadores de idosos no Recife, Melina Pessoa acredita que esse é um mercado em expansão. No entanto, logo após abrir o negócio com a mãe, ela enfrentou complicações na gravidez e não pôde dedicar-se intensamente ao trabalho. “Como não estou poden­do organizar as panfletagens e visitar possíveis clientes, o negócio está meio parado”. Essa é uma característica: o negócio depende diretamente do gestor.

Camila Lima
Especial para a Folha

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: