Fenearte supera recorde de público

20110718-112205.jpg

Feira recebeu um total de 295 mil visitantes entre dias 1º e 10 deste mês

A força do artesanato de Pernambuco – e do mundo – dentro da economia pernambucana é colocada à prova anualmente através da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior do segmento na América Latina. Sua 12ª edição, que aconteceu entre os dias 1º e 10 deste mês, superou o recorde de 2010 em visitação, com um total de 295 mil pessoas. No ano passado, foram 270 mil visitantes. Os números oficiais da movimentação financeira ainda não foram anunciados, mas a expectativa é que tenha superado os R$ 28 milhões que circularam em 2010.

“Batemos o recorde de público todos os dias da feira. O volume de negócios deve ser 10% maior ao do ano passado”, comentou o coordenador da Fenearte, Roberto Lessa, durante os últimos dias do evento, em entrevista à Folha. Os números grandiosos da Fenearte denotam a importância do setor para a movimentação econômica e cultural do Estado. Por isso, a Folha de Pernambuco, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo/Empetur, está produzindo o “Guia Artesanato – Rota 232”. O projeto visa construir um roteiro visual e informativo do artesanato fabricado e vendido nas cidades que pertencem à BR 232. O guia fará parte do Projeto Rota 232, da Secretaria de Turismo, que busca promover a interiorização do turismo.

“O ‘Guia Artesanato – Rota 232’ é uma espécie de continuação do guia de gastronomia, um trabalho de parceria entre a Folha de Pernambuco e o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo/Empetur. “Enxergo esse projeto como uma agenda real e positiva para a Rota 232 e para todo o Estado. Além de uma maneira de interiorizar o turismo do Estado atravessando várias das suas belas e atrativas mesorregiões, o projeto serve aos melhores interesses de Pernambuco”, avaliou o diretor comercial e industrial da Folha, José Américo Lopes Góis.
Apostando na diversidade da produção de arte popular de Pernambuco, o “Guia Artesanato – Rota 232” será divido em três capítulos: Zona da Mata, Agreste e Sertão. Seu objetivo é dar ao turista a oportunidade de encontrar o melhor do artesanato pernambucano em seus locais de origem, saiam eles das mãos de mestres consagrados ou de artesãos anônimos. O guia virá encartado na edição da Folha de Pernambuco do dia 21 de agosto.

PROJETO ROTA 232
A primeira ação do Projeto Rota 232, da Secretaria de Turismo do Estado, foi o “Guia Sabores – Rotas 232”, produzido pela equipe do caderno Sabores, da Folha de Pernambuco e lançado no mês passado. O guia traz informações sobre 52 estabelecimentos gastronômicos localizados nos municípios da rota. A publicação está disponível nos postos de informações da Empetur e da Polícia Rodoviária Federal: aeroportos do Recife e de Petrolina, TIP, Praça de Boa Viagem, Casa da Cultura, Praça do Carmo e Paço Alfândega. Seu conteúdo também pode ser conferido no site http://www.guiasaboresrota232.com.br e também está disponível em aplicativos para iPhone, iPad e Android.

TALES COLATINO
Da editoria de Programa

Anúncios

Um comentário em “Fenearte supera recorde de público”

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s