Roterdã é o principal porto europeu para o Brasil

20110628-133340.jpg

Desde o ultimo domingo (26) e até o dia 2 de julho, a Autoridade do Porto de Roterdã, na Holanda, liderada pelo Ceo (Chief Executive Officer) Hans Smits, visita o Brasil e a Argentina. Roterdã é o porto mais importante da Europa para o Brasil. Várias commodities brasileiras chegam ao mercado europeu pelo porto holandês.

Os produtos nacionais mais importantes exportados para a Europa via Porto de Roterdã são: minério de ferro, bens especiais e carga geral, petróleo em bruto, produtos químicos de base, alimentos para animais, combustíveis líquidos e suco de frutas. Já as importações brasileiras via Roterdã totalizaram 1,4 milhões de toneladas. O Brasil respondeu por 55% do volume total, 33,6 milhões de toneladas, transportado entre o porto holandês e a América do Sul, em 2009.

* Porto de Roterdã quer rede europeia de hubs de interior até 2030

Em 2009, os biocombustíveis, principalmente o etanol, eram difíceis de serem rastreados nas estatísticas. Os sumos de fruta estão “escondidos”, como bem, mas se somam a várias centenas de milhares de toneladas. A carga conteneirizada está dentro da categoria geral de carga e inclui sucos de frutas, frutas (em barris), carnes, aves, produtos químicos embalados e peças automotivas. Leste, laticínios, cerveja e outros produtos alimentares, máquinas e produtos químicos estão no topo da lista.

O transporte de contêineres, em 2009, totalizou 231.000 TEU, com um declínio de 23% em comparação com o ano anterior. De acordo com o Grupo Unimar, o Brasil exportou 256 mil TEU à Faixa de Havre Hamburgo-Le em 2009, dos quais 87.000 TEU para Roterdã.

Empresas

A empresa mais importante brasileira instalada no Porto de Roterdã é a Cutrale, que opera seu terminal próprio de suco, a Rotterdam Fruitport. Não só frutas e legumes são desembarcados em Rotterdam Fruitport, mas também a maior proporção de todas as exportações brasileiras de suco de laranja concentrado para a Europa Ocidental.

Braskem, Copersucar, a Petrobras e a Petroflex mantêm escritórios de vendas na Europa.

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: