20110627-085827.jpg

Com expectativa de atender a três mil empreendedores individuais (EIs) entre hoje e sábado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) dá início à 3ª Semana do Empreendedor Individual. Em tendas instaladas em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e no Recife, o órgão oferece cadastro, capacitação, declaração anual e esclarecimento de dúvidas. O objetivo é atrair novos EIs e capacitar aqueles já formalizados, para viabilizar melhores resultados nos empreendimentos. As inscrições são gratuitas e feitas por ordem de chegada nos locais de realização do evento.

“Há muitas pessoas atualmente empreendendo por iniciativa própria. A economia está em desenvolvimento, então nasce a necessidade de se integrar e participar”, explica o superintendente do Sebrae-PE, Roberto Castelo Branco. Calcula-se que existam hoje, no Estado, 42 mil EIs já formalizados. De acordo com o superintendente, a meta é atingir 58 mil até o fim de 2011.

“Esses empreendedores precisam praticar mecanismos de gestão que melhorem seus rendimentos, usar bons materiais, emitir notas fiscais e ter informações acerca de seus direitos. Estaremos com uma equipe mobilizada para atendê-los”, completa. A formalização é gratuita, demanda cerca de 15 minutos e garante a possibilidade de emissão de nota fiscal, cobertura previdenciária, entre outros benefícios.

Paralelamente, o Sebrae-PE também realiza, no Centro de Educação Empresarial (CEE), duas oficinas sobre finanças e mercado voltadas para o mesmo público. Intituladas “Seu caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”, os cursos têm nove turmas no total, com 30 vagas cada e duração de três horas. As inscrições também são feitas no local. A mobilização desta semana também inclui envio de mensagens via celular para os empreendedores, com temas como gestão de negócio e orientação tributária. Informações sobre data, local e horário de funcionamento podem ser obtidas pela central de atendimento (0800 5700800).

Manuela Reis
Folha de PE

Anúncios