Pernambuco cresce mais que Brasil

20110611-131607.jpg

Pernambuco está entre as dez capitais brasileiras com maior crescimento nas vendas do comércio varejista. O Estado apresentou uma taxa de crescimento de 11,4% em abril, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. O índice de crescimento no quadrimeste de 2011 foi de 7,1% e 10% no acumulado dos últimos 12 meses. Na comparação com o mês anterior, a al ta no volume de vendas foi de 1,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento do Estado foi um pouco acima da média geral nacional, que apontou crescimento de 10% em relação ao ano passado e apresentou alta acumulada de 9,5%. Entre os meses de janeiro e abril, as vendas do varejo somaram alta de 7,6%, enquanto na comparação mês a mês, o volume de vendas no País registrou recuo de -0,2%.

“É o resultado da influência das medidas do Governo Federal, ao aumento da taxa de juros e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que estão crescendo, mas atividades que dependem do crédito não reduziram porque a con dição de renda aumentou“, avalia o analista da PMC do IBGE, Nilo Lopes de Macedo.

Em abril, as atividades que apresentaram alta no volume de vendas em Pernambuco foram: artigos de uso pessoal e doméstico (33%); móveis e eletrodomésticos (31,1%); seguidos por tecidos, vestuário e calçados (17,8%). Já os grupos que apontaram recuo foram artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-15,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-13,3%). No âmbito nacional, os segmentos com desempenho positivo mais significativo foram os de móveis e eletrodomésticos (1,7%) e artigos farmacêuticos, 1,2%.

CAROL PACOBAHYBA

Folha de PE

Comente agora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: